Livros para entender o Brasil Colônia: sugestões para estudos

Descubra algumas sugestões!

Livros para entender o Brasil Colônia: confira!

O termo “Brasil Colônia” é utilizado para definir um período da história do Brasil que começa no século XVI e termina no século XIX.

Questões sobre o período são muito frequentes dentro de provas do país, com um destaque para a prova do ENEM e os vestibulares.

Dessa forma, você não só deve estudar esse assunto, mas também deve revisar com frequência os seus principais aspectos. E que tal fazer isso por meio de livros?

Isso mesmo! Você pode estudar essa fase  da história do Brasil enquanto aprecia a leitura de um livro. Vamos conferir, a seguir, uma lista com sugestões de livros sobre o Brasil Colônia.

Economia Colonial No Brasil Nos Séculos XVI e XVII

A obra de Celso Furtado faz uma análise completa dos principais aspectos da economia do Brasil Colônia.

Assim, por meio da leitura dessa obra você poderá conhecer mais detalhes sobre os ciclos econômicos do Brasil Colônia, a mão-de-obra usada na época e também as importações e exportações feitas pelo país.

Casa Grande & Senzala

A obra de Gilberto Freyre faz uma análise da formação do povo brasileiro a partir dos aspectos impostos e absorvidos pela sociedade durante o período colonial.

O pensador afirma que a organização do Brasil foi fortemente definida por diversos dos principais aspetos do Brasil, colonial, como a presença dos grandes engenhos e fazendas, os quais perpetuavam uma estrutura patriarcal e escravagista.

Para Freyre, aspectos formados durante o período colonial influenciam a sociedade brasileira da contemporaneidade.

Rebeliões no Brasil Colônia

“Rebeliões no Brasil Colônia” é uma obra de Luciano Figueiredo que analisa as rebeliões e movimentos que aconteceram no Brasil durante o período colonial.

A obra faz um panorama completo sobre as rebeliões, os antecedentes que as provocaram e também as consequências de cada uma delas.

História do Brasil Colônia

“História do Brasil Colônia” é uma obra de Laima Mesgravis, historiadora e professora da USP.

O livro pode ser usado por estudantes que desejam obter uma compreensão geral do período colonial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.