Dicas para estruturar o seu currículo profissional

Confira algumas dicas para estruturar o seu currículo profissional e destacar suas competências no mercado atual!

A elaboração do seu currículo profissional deve priorizar a objetividade e a organização, por isso, é importante que o seu currículo seja construído com base nesses conceitos para que evite cometer alguns erros que podem deixá-lo aquém do seu potencial no mercado atual.

Dicas para estruturar o seu currículo profissional

No campo dedicado ao seu objetivo profissional, é importante que não insira resumos referente a suas habilidades. Sendo assim, esse campo deve ser direcionado informando o seu cargo pretendido, área de atuação e respeitando a hierarquia atual. 

Por exemplo: auxiliar de loja; gerente de faturamento; assistente de vendas; analista de atendimento ao cliente etc. Portanto, não cometa o erro de inserir um resumo neste espaço.

Seja objetivo em todos os campos do seu currículo

O destaque de sua formação acadêmica e de suas experiências profissionais deve ocorrer de maneira objetiva. É importante que o candidato tenha clareza de que o profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo hábil para uma análise do seu perfil. Sendo assim, faça um breve resumo de suas atividades profissionais e destaque sua carreira acadêmica em cronologia inversa, ou seja, priorize dados atuais.

Não informe dados desnecessários para esta etapa

O candidato deve evitar informações excessivas em todos os campos do seu currículo. Sendo assim, é importante que resuma situações que sejam importantes para uma entrevista de emprego. Além disso, analise o seu currículo considerando a visualização do documento e faça uma revisão ortográfica. 

A sua imagem profissional e a elaboração do seu perfil online

Caso opte por inserir uma foto, é importante buscar por uma imagem que transmita profissionalismo, evitando ambientes festivos ou muito pessoais, por exemplo. Atualizar o seu perfil no LinkedIn também é muito relevante dentro da dinâmica atual.

Visto que a ferramenta é muito utilizada pelas empresas e pode ser um ponto de destaque para criar uma conexão assertiva com uma organização de seu interesse. É válido ressaltar que os dados pessoais inseridos no currículo devem ser objetivos, tais como as demais informações. Por isso, não informe números de documentos. Além disso, estas informações devem constar no início do seu documento profissional.

Um perfil objetivo e atrativo

Sendo assim, é importante entender a necessidade de que o seu currículo seja construído com base na dinâmica do mercado atual, que busca profissionais capacitados e resilientes. Portanto, construa o seu perfil de forma objetiva e destaque positivamente suas competências para que alcance os seus objetivos de carreira em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.