Currículo Lattes: o que é e qual a sua importância

Um bom profissional precisa ter um currículo bem estruturado para garantir uma posição competitiva no mercado de trabalho. Ao se candidatar para uma vaga, geralmente recorremos aos modelos comuns, chamados de currículo vitae, que apresentam um resumo das experiências na área em questão.

No entanto, esse modelo não abarca outras informações profissionais cruciais para algumas áreas, principalmente quando se trata de pesquisadores e outros acadêmicos. Nesses casos, a melhor opção é o Currículo Lattes.

O que é e qual a importância do Currículo Lattes?

Muito conhecido entre os universitários, o Currículo Lattes é um sistema de currículos virtual direcionado a produções acadêmicas e que permite o detalhamento de experiências com mais detalhes.

O currículo se vincula à Plataforma Lattes e é gerenciado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O sistema permite uma integração ampla entre as bases de dados curriculares, dos grupos de pesquisa e das instituições de ensino em um só lugar. O nome é uma homenagem ao grande cientista brasileiro César Lattes.

Criado nos anos 1980, o Lattes tem como principal objetivo padronizar as informações acerca dos pesquisadores brasileiros, criando assim uma base de dados completa e online. Desde então, o modelo vem sendo adotado por universidades e centros de pesquisa de todo o país como um meio de avaliar pesquisadores, docentes e estudantes.

Nesse sentido, o currículo se tornou um padrão nacional de registro devido a sua riqueza de informações e enorme abrangência de informações. A principal diferença entre ele e os currículos comuns é exatamente essa possibilidade de apresentar dados detalhados sobre a trajetória acadêmica e profissional. Além disso, possibilita a inclusão de certificados e diplomas que são verificados pela própria plataforma.

Por isso, muitas vezes, as instituições exigem o Lattes do estudante ou profissional em processos seletivos, para a participação em eventos científicos e para concessão de bolsas de pesquisas.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.