Dicas de Educação Financeira Para Crianças

Como ensinar finanças para uma criança?

A educação financeira de uma criança é um desafio para muitos responsáveis. Visto que muitos adultos se encontram endividados por fatores externos não controláveis.

Além disso, há uma sequência de hábitos errados que muitas vezes foram repetidos por uma vida inteira, fazendo com que não direcionasse uma reserva de emergência para lidar com situações imprevistas.

No entanto, muitas pessoas que aprenderam com seus erros desejam passar uma outra visão sobre finanças para os seus filhos. 

Por isso, trouxemos algumas dicas para que possa ensinar educação financeira para crianças de uma forma natural. Confira!

Dê um cofrinho para a criança e inicie sua educação financeira

 Dê um cofrinho para uma criança, esse é um incentivo para que ela compreenda o sentido de poupar e se sinta motivada a ter pequenas metas.

Planeje a lista de compras junto com o seu filho

 É importante que a criança entenda o que são prioridades. Por isso, ao montar uma lista de compras junto com ela, você ensina quais são os itens mais importantes e quais são os que podem ficar para depois, ou ainda, quais os itens que não impactam na rotina da casa, caso não sejam comprados.

 Estimule as escolhas

Pessoas que não sabem escolher demoram muito para tornar algo tangível na vida. Por isso, ensinar uma criança e estimular suas escolhas é fundamental para fortalecê-la. Além disso, lidar com suas escolhas pode ser bastante importante em todos os setores de sua vida. 

Financeiramente, estipule um valor e dê opções para cada escolha. Questione o que a criança quer. Por exemplo, Quer um lanche ou um brinquedo?  Ela quer um sapato ou uma blusa? Essas escolhas podem ajudá-la a entender a importância de priorizar e analisar as próprias necessidades.

Não há compra de valores

Não remunera o seu filho por suas obrigações e autocuidado. Por isso, não ofereça dinheiro por ações que beneficiam a ele mesmo. Por exemplo, não pague para que ele estude, escove os dentes, arrume a cama. Essas necessidades são parte dos valores pessoais e isso precisa ser implícito na criança. Sendo assim, ela precisa entender o motivo de ter tarefas e porque elas são importantes.

No entanto, caso você seja uma dessas pessoas que direcionam uma mesada para a criança, deixe claro que essa é uma maneira de ela aprender a lidar com dinheiro, mas não está comprando um bom comportamento. 

Não adiante a mesada

A ideia da mesada é a educação financeira da criança. Então é um estímulo para que a criança entenda como funciona o mundo financeiro dos adultos.

Deixe claro para uma criança que no seu trabalho você não pode pegar dinheiro toda hora. Por isso, é importante que crie um planejamento que possa direcionar o seu dinheiro durante o seu mês. A criança precisa aprender a lidar com a falta de recursos ocasionadas pela ausência de planejamentos.  

Parabenize a criança

A  aprovação dos pais é um dos objetivos das crianças, por isso, quanto mais incentivá-la e parabenizá-la por suas pequenas conquistas, mais você reforça esse comportamento. 

Parabenize seu filho quando ele fizer uma escolha ou guardar o dinheiro. Ou quando ele informar que tem uma meta. Isso pode ser um diferencial para a sua vida adulta.

Estabeleça um vínculo sólido de tentativa e erro

Lembre-se de que a criança não tem como entender suas intenções ao colocar em prática essas dicas. Por isso, sempre explique a ela a importância das ações.

 Além disso, não minimize suas metas e sonhos. Para o seu mundo infantil suas metas são extremamente importantes e quando ela te conta uma conquista, está confiando em você, considere suas dificuldades e planos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.