Tópicos importantes sobre a história de Cartago

A cidade de Cartago localizada ao norte do continente africano teve uma enorme importância na Antiguidade. Ela ficava entre a região costeira do Mar Mediterrâneo, próxima a capital da atual Tunísia (Túnis). 

No entanto, a civilização cartaginesa chegou a habitar também o norte da Península Ibérica, ilhas do Mediterrâneo e diversas localizações na costa norte da África. 

Segundo historiadores a cidade de Cartago foi fundada no século IX a.C. por fenícios oriundos da cidade de Tiro. Entretanto, existe uma lenda que a cidade foi fundada pela rainha Dido. 

A cidade de Cartago poderá aparecer em questões do Enem “Exame Nacional do Ensino Médio” e nos demais vestibulares do Brasil. Por isso, acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!

Principais características de Cartago

Na Antiguidade, Cartago tornou-se uma importante república de comerciantes. Afinal, o comércio acabou sendo a principal atividade econômica dos cartagineses. 

Além disso, por possuir um bom poder bélico, Cartago chegou a dominar boa parte das regiões do norte do continente africano, assim como a ilha da Sicília, Sardenha e regiões da atual Espanha e por esses motivos formou-se um pequeno império cartaginês na região do Mar Mediterrâneo. 

A saber, a Ilha da Sicília tornou-se um ponto estratégico na Antiguidade, e acabou conquistada somente após várias guerras, entre os séculos V a.C. e III a.C., contra o povo grego. 

Os cartagineses seriam expulsos somente pelos romanos, após perderem a Primeira Guerra Púnica entre 264 a.C. e 241 a.C.

Vale destacar que o principal general cartaginês foi Aníbal (248 a.C. a 183 a.C.). O general comandou um exército durante a Segunda Guerra Púnica (218 a.C. a 201 a.C.) e contava com cerca de 50 elefantes, passando pela Espanha e Alpes até chegar na Itália. 

O principal objetivo era conquistar Roma, contudo, a estratégia do general Aníbal não deu certo. 

Ademais, a civilização cartaginesa possuía três línguas, são elas:

  • Fenício – usado principalmente na cidade de Cartago 
  • Grego – utilizado nas ilhas do Mediterrâneo 
  • Berbere – presente na costa oeste da África

Por fim, Cartago foi completamente destruída pelos romanos na Terceira Guerra Púnica (149 a.C. a 146 a.C.). Atualmente, o sítio arqueológico de Cartago, possui ruínas da cidade antiga e tornou-se Patrimônio da Humanidade da Unesco.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre Cartago?

Não deixe de ler também – Resumão sobre a história da África do Sul.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.