Dicas de comportamento para a entrevista de emprego

Algumas dicas de comportamento para a entrevista de emprego podem lhe ajudar a ter um desempenho mais positivo durante o processo seletivo. Afinal, muitas vezes temos “vícios” comportamentais que nem nos damos conta, mas, quem nunca nos viu, perceberá nos primeiros minutos.

Por isso, ter um olhar atento sobre o seu comportamento na entrevista é fundamental para passar uma impressão mais positiva. Quer saber como? Continue lendo este conteúdo!

Dicas de comportamento para a entrevista de emprego

Abaixo listamos 4 dicas de comportamento para a entrevista de emprego a fim de lhe ajudar a ter um bom desempenho neste momento tão importante. No entanto, lembre-se de que a autenticidade também é um fator chave durante o processo seletivo e, por isso, cuidado para não parecer uma pessoa “programada” ou preparada apenas para a entrevista, ok? Assim você transparecerá um ar mais confiante e positivo.

Dito isso, vamos agora às considerações e dicas de comportamento para a entrevista de emprego:

1- Fale devagar e preste atenção na sua articulação

Cuidado com a forma como você fala. Muitas vezes, a ansiedade na hora da entrevista pode fazer com que você “atropele” as palavras, não apresentando os seus pensamentos de uma forma clara. Portanto, respire fundo e fale pausadamente. Você não precisa responder tudo para ontem e, ao mesmo tempo, deve ser objetivo.

Para isso, evite criar muitos detalhes irrelevantes na sua fala. É claro que algumas histórias precisam de contexto, mas tente ser mais direto e objetivo, evitando dar “voltas” no que você está dizendo. Esse cuidado fará com que a sua articulação seja mais bem explorada.

2- Mantenha a atenção e a escuta ativa quando a outra pessoa estiver falando

A escuta ativa é fundamental durante a entrevista de emprego. Com ela você poderá prestar atenção em tudo o que o recrutador estiver falando, melhorando a sua percepção, absorção de informações e respostas diante dos questionamentos.

Para praticá-la, tente “apagar” os outros pensamentos da sua mente. Quando o recrutador estiver dizendo algo, fuja de devaneios ou pensamentos referentes àquilo que está sendo dito. Preste atenção em cada palavra enunciada pelo outro. Acredite, isso faz toda a diferença.

3- Sente-se com a coluna ereta e mantenha a linha do queixo à altura do queixo da outra pessoa

Ao sentar-se diante do recrutador, é imprescindível que você observe a sua postura. Essa é uma das mais importantes dicas de comportamento para a entrevista de emprego, pois você pode transparecer uma personalidade relaxada ou focada, apenas pela forma como você se senta.

Portanto, mantenha a coluna ereta e alinhe a altura do seu queixo com a do seu recrutador. Isso deixará vocês no “mesmo nível” durante a conversa, impedindo que você abaixe ou levante muito a cabeça, e provoque uma sensação de insegurança ou narcisismo, respectivamente.

4- Espelhe alguns comportamentos do recrutador

Por fim, tente sempre se espelhar nos próprios comportamentos do recrutador. Se ele sorrir, sorria sutilmente, se ele concordar, movimente a cabeça em modo positivo, e assim por diante.

Tendemos a nos sentir mais à vontade com aqueles que “concordam” de certo modo conosco, melhorando o laço que criamos nos convívios cotidianos. Sendo assim, use essa técnica para se “aproximar” do recrutador de uma forma mais amigável e positiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.