Dicas de como organizar bem o seu ambiente de estudo

Muitos estudantes ignoram a necessidade de ter uma rotina e uma organização de tempo e espaço para garantir a qualidade dos momentos de estudo. No entanto, alguns detalhes podem ser mais relevantes do que parecem, como o seu ambiente de estudo, por exemplo. 

Algumas pessoas preferem estudar em bibliotecas, salas de estudo, escritórios e outras optam por ler a matéria ao ar livre, recostadas no sofá da sala ou sentadas na cama. Poderia ser só questão de preferência, mas estudar em um local adequado é crucial para garantir que o seu cérebro funcione bem. 

Por isso, apresentamos abaixo três dicas de como organizar bem o seu ambiente de estudos para aumentar o seu rendimento e melhorar o seu processo de aprendizagem.

3 dicas para organizar seu local de estudo

1. Escolha bem o local

Em primeiro lugar, é fundamental encontrar um local que supra a sua demanda de estudos. Portanto, escolha um ambiente que comporte a sua mesa de estudos, que tenha uma boa iluminação e que seja visualmente limpo. Se possível, priorize um cômodo da sua casa que o mantenha isolado, caso você more com a sua família ou com amigos, pois evitar interrupções é fundamental. 

Algumas pessoas precisam dividir o espaço de trabalho e/ou estudos. Nesse caso, conversar para adequar os horários e as regras do espaço é fundamental. 

2. Organize sua mesa de estudos

Uma mesa de estudos lotada de materiais antigos e novos, de canetas que não funcionam e de livros que não estão mais sendo usados favorece a falta de concentração. Por isso, limpe a sua mesa de estudos. O ideal é manter sobre a mesa apenas o material que você usa todos os dias e o que é necessário para o seu momento de estudo. 

Se possível, organize seus livros e apostilas em prateleiras, estantes ou gavetas. Sobre a mesa só devem estar o seu computador e os livros, cadernos e canetas que você vai usar naquele momento. Além disso, é importante ter uma garrafa de água sempre por perto.

3. Evite barulhos e sons externos

Por fim, evite locais ruidosos. Caso você more em um local de comércio, próximo a uma grande avenida ou tenha vizinhos barulhentos, isso pode ser difícil. No entanto, tente ao máximo evitar esses ruídos. Mantenha a televisão e os aparelhos de som da casa desligados ou peça para os seus familiares diminuírem o volume. 

Outro ponto importante é retirar o som de notificação do seu celular. Esses barulhos poderão causar distração durante os seus estudos. Então, o ideal é evitá-los. Caso você goste de ouvir música enquanto estuda, use fones de ouvido, pois eles ajudarão a evitar os ruídos externos.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.