Dicas para descongelar carne mais rápido

Confira como ter uma carne descongelada sem apuros

Não existe nada mais desesperador do que notar que está chegando a hora do almoço e você percebe que esqueceu de descongelar a carne, não é mesmo? Afinal, o processo de degelo para que possamos cozinhar esse alimento leva tempo e, muitas vezes, as pessoas acabam esquecendo de retirar a carne do congelador para que esse processo aconteça naturalmente dentro da geladeira. Então, o que fazer? Se você é uma das pessoas que sempre se esquecem de retirar o alimento congelado do freezer e está em apuros porque a sogra vem almoçar em casa hoje, não se preocupe, separamos algumas dicas para descongelar carne mais rápido para te ajudar. Acompanhe:

Descongelar carne mais rápido -- Reprodução Canva
Descongelar carne mais rápido — Reprodução Canva

Conheça algumas dicas para descongelar carne mais rápido

Hoje em dia existem diferentes maneiras de descongelar carne mais rápido e que não precisam usar o micro-ondas para isso. Afinal, esse eletrodoméstico pode acabar cozinhando o alimento por fora, enquanto o interior permanece congelado, não é verdade?

Então, veja algumas dicas para descongelar carne mais rápido e de forma segura, para evitar a contaminação cruzada que pode ser altamente prejudicial para nossa saúde. Confira abaixo:

Melhor método para descongelar carne 

Antes de falar sobre as dicas para descongelar carne mais rápido, é importante deixar claro que o método mais indicado para isso é o descongelamento gradual dentro de uma geladeira.

Nesse eletrodoméstico, a carne vai trocando calor com o interior do aparelho e, aos poucos, vai diluindo a camada de gelo ao redor dele, até que fique pronto para o cozimento.

Então, para descongelar carne na geladeira, basta escolher a quantidade que você vai cozinhar e deixar sobre um prato na parte inferior desse eletrodoméstico, já que ali é “menos gelado” do que nas outras prateleiras internas.

Vale lembrar que você deve descongelar apenas o que será capaz de cozinhar, já que o alimento não pode voltar para o congelador depois de ser descongelado mais de uma vez.

Mas, como dissemos, esse artigo está voltado para quem se esquece de retirar a carne do freezer e está em apuros porque já está chegando o horário do almoço. Portanto, veja algumas dicas para descongelar carne mais rápido a seguir:

Descongele carne mais rápido com vinagre

O vinagre é um daqueles coringas que todas as cozinhas brasileiras precisam contar na hora da emergência, portanto, nunca deixe faltar esse produto em seu armário.

Seja para a limpeza doméstica ou para o preparo de saladas, o vinagre é um produto que está sempre em nossa lista. 

Mas, você sabia que ele também é capaz de descongelar carne mais rápido? Então não entre em pânico se você estiver com muita pressa para preparar aquela refeição especial e o almoço ainda está congelado. Basta deixar sua carne marinando durante 15 minutos dentro de um recipiente regado com vinagre branco.

Esse processo aumenta a temperatura interna do alimento e, aos poucos, ele descongelará rapidamente. Então, você só precisa lavar para temperar da maneira como preferir e salvar o seu almoço.

Sacos zip-lock para descongelar carne

Se você preza pela organização de sua geladeira, saiba que os saquinhos zip-lock são ótimas opções. Assim, você vai manter a higiene e reduzir a possibilidade de contaminação dos seus alimentos. 

Mas, além de organizadores e higiênicos, o uso dessas embalagens também ajuda a descongelar carne mais rápido.

Para isso, você só vai precisar de um saco zip-lock e uma panela com água em fogo baixo. Portanto, fique de olho assim que as bolhinhas de ar começarem a se formar na parte inferior da panela. Nesse momento, você precisa desligar o fogo para que não entre em fervura.

Então, coloque a carne que precisa ser descongelada dentro do saquinho zip-lock e deixe-a na panela durante 15 minutos.

Esse tempo é o suficiente para que sua carne fique completamente descongelada e, dessa forma, você garante a sua refeição.

Use água fria para descongelar carne mais rápido

A última de nossas dicas pode parecer contraditória, afinal, queremos que o alimento aqueça, então, jogar água fria fará isso? Sim, fará!

A água fria é potente para descongelar carne mais rápido. Sendo assim, ela fará isso de forma gradual, ao contrário da água morna ou quente que descongelará somente a parte externa antes.

Portanto, encha um recipiente com água fria (nunca morna ou quente) e coloque a carne congelada dentro. Então, troque a água a cada meia horas duas vezes e estará pronta para o preparo do seu alimento.

Viu como é simples descongelar rapidamente? Agora é só preparar sua carne de forma perfeita!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.