Dicas de como organizar congelador

Confira como manter sua geladeira sempre arrumada

Em qualquer ambiente da sua casa há a necessidade de organizar. A organização é maravilhosa para otimizar o tempo, que é precioso para qualquer pessoa que trabalha, estuda, arruma a casa e não desfruta de muito tempo. O mesmo acontece com a sua cozinha também. Para que ela funcione melhor, é necessária uma organização prática, desde fora dos armários, como também dentro, assim como na geladeira, congelador e outros. Pensando nisso, vamos ensinar dicas incríveis de como organizar congelador com truques para a sua cozinha.

Veja nossas dicas de como organizar congelador

Como organizar congelador -- Reprodução Canva
Como organizar congelador — Reprodução Canva

Você sabe como organizar o congelador? Se você quer conhecer alguns truques importantes para fazer deste local um reduto de facilidade para encontrar os alimentos, precisa conferir as informações abaixo. Confira agora e aplique da forma como desejar em sua geladeira.

Antes de tudo, limpe

É de extrema importância fazer, primeiramente, a limpeza do seu congelador. Para isso, retire todos os produtos dele. 

Fazer a limpeza não é difícil, basta que você faça uma solução com 2l de água e uma colher de sopa de vinagre. Com um pano úmido, passe em todo o congelador e depois passe um pano seco.

Caso tenha alguma sujeira pesada, você pode adicionar 10ml de detergente neutro líquido ou de coco e, se necessário, utilize uma esponja, preferencialmente na parte amarela. O enxágue deve ser feito com um pano úmido com água e, logo após, passe o seco.

Divida as proteínas em porções, coloque em sacos plásticos transparentes e nomeie

Quando as compras de proteínas são feitas, geralmente elas já chegam com embalagens plásticas próprias. No entanto, elas costumam ocupar muito espaço. 

O ideal é que, ao voltar das compras, você separe as proteínas pelo tipo delas. Por exemplo: frango perto de frango; carne perto de carne; pescados juntos e por aí vai.

Divisão de proteínas 

Esse é outro fator essencial para a organização do seu congelador. Ao separar as compras em casa, retire os produtos das embalagens e comece a fazer algumas porções. Você pode fazer cortes que podem trazer facilidade para a sua cozinha do dia a dia. Exemplo: Ao invés de guardar a peça inteira de uma carne, corte em porções, sejam em bifes, em tiras, cubos, entre outros.

Armazenamento

Depois de fazer as porções, coloque as proteínas em sacos plásticos transparentes. Na ausência dos saquinhos, você pode optar por potes plásticos transparentes também. Isso vale para proteínas, frutas, legumes, tudo o que precisa ser congelado.

Coloque o nome

Identificar é fundamental para você não precisar bagunçar o congelador e, assim, manter a organização do local.

Divida seu congelador em espaços pré-dispostos e, principalmente, não misture as proteínas com legumes ou frutas.

Tornando a cozinha mais prática

Além de organizar o congelador e separar os alimentos, nomeando-os, você pode, ainda, fazer isso com os armários, gavetas e a cozinha no geral.

Armários

Na parte interna dos armários, ao invés de armazenar os produtos da mesma forma que chegam do mercado, coloque-os em um pote transparente para mostrar qual o produto que está naquele recipiente. Além disso, para não ter nenhuma dúvida, você também pode nomear o produto, assim como os do congelador.

Por outro lado, já na parte externa, procure colocar apenas o essencial e que, com certeza, será usado no seu dia a dia. Podem ser utensílios domésticos, eletrodomésticos, faqueiros, um local para colocar copos, o que for.

Gavetas

A organização das gavetas pode ser feita por meio de divisores e, dessa forma, caso você escolha colocar os talheres na gaveta, é possível fazer divisores com MDF, acrílico ou outros materiais. Separe os espaços na gaveta para saber exatamente o que vai ficar em que lugar.

Por fim, caso a sua gaveta seja de temperos, ao invés de deixá-los no saquinho, coloque todas as especiarias de forma individual em potes específicos e transparentes. Dessa forma, na frente de cada um, você pode pôr uma etiqueta nomeando-os.

Cozinha no geral

A cozinha é um local que precisa ficar organizado e extremamente limpo em qualquer momento do dia. Dessa forma, não deixe nada acumulado ou desorganizado.

A sujeira é a pior inimiga de uma cozinha! Por armazenar alimentos, esse ambiente precisa ser constantemente higienizado, para que não tenha margem para a proliferação de insetos ou outros bichos indesejados e, também, para que o local não tenha mau cheiro, por exemplo.

Gostou das dicas funcionais para o seu congelador e para a sua cozinha? Então, agora basta você colocar tudo em prática no seu dia a dia para conferir de perto a praticidade e facilidade que esses ensinamentos simples poderão trazer para a sua rotina!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.