DIA DOS NAMORADOS: Impostos chegam a 79% do valor de presentes

O Dia dos Namorados é uma das principais datas para o comércio varejista brasileiro. Nesta segunda-feira (12), a data será celebrada no país e deverá movimentar um volume financeiro bastante expressivo.

Na verdade, o crescimentos das vendas acontece nas semanas que antecedem a data, mas a movimentação fica ainda mais intensa na data comemorativa. Apesar de não ser um feriado nacional, os brasileiros aguardam ansiosamente pelo Dia dos Namorados, que fica marcado por declarações de amor e presentes entre os casais.

Em resumo, muitas pessoas aproveitam o momento para presentear alguém especial. Contudo, neste ano, os brasileiros terão que gastar bem mais que em 2022. Isso porque a inflação dos produtos e serviços mais buscados na data está 8,7% maior do que no ano passado.

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), um dos fatores que eleva o valor dos bens e serviços são os impostos. Neste ano, a tributação mais elevada registrada chegou a expressivos 78,99% do valor do item. Em outras palavras, a maior parte absoluta do preço de alguns produtos se referem apenas a impostos.

Veja abaixo os itens que têm as maiores tributações em 2023:

  • Perfume importado: 78,99%;
  • Perfume nacional: 69,13%;
  • Relógios: 56,14%;
  • Joias: 50,44%;
  • Bijuterias: 43,36%;
  • Chocolates: 39,61%;
  • Bolsas: 39,95%;
  • Flores naturais: 17,71%;
  • Livros: 15,52%.

O diretor do IBPT, Carlos Pinto, citou diversos fatores que elevam o imposto de importação, como o frete, a dolarização, o desembaraço aduaneiro e a taxa de comércio exterior. Tudo isso faz o perfume ficar bem mais caro no país, mesmo que o valor dele seja menor no exterior.

Outro destaque são os livros, que têm uma tributação bem menor que a de perfumes. Nesse caso, os fatores que ajudam a elevar o valor dos impostos são a produção na indústria editorial, equipamentos e funcionários. Além disso, os custos com energia elétrica, frete e gasolina também ajudam a elevar os tributos no país.

Vendas no Dia dos Namorados devem superar R$ 6 bilhões

Estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indicam que o volume de vendas para o Dia dos Namorados deverá atingir a marca de R$ 2,54 bilhões em 2023. Esse resultado representa uma queda de 2,2% na comparação com a movimentação financeira real observada no ano passado.

De acordo com o economista da CNC responsável pela pesquisa, Fabio Bentes, o faturamento para o Dia dos Namorados deverá recuar neste ano devido a uma combinação de fatores.

A elevada proporção de comprometimento e inadimplência das famílias brasileiras evidencia a situação de juros altos e inflação resistente que prejudica o poder de compra“, disse Bentes.

Isso sem contar na alta dos preços de bens e serviços mais buscados na data. Em suma, a cesta de produtos avaliada pela CNC incluiu roupas, acessórios, eletroeletrônicos, maquiagens, joias, perfumes e outros itens, bem como serviços como alimentação fora do domicílio e hospedagem.

Os bens e serviços que tiveram as maiores altas nos preços foram:

  • Produto para pele: 18,2%;
  • Artigos de maquiagem: 17,5%;
  • Sapato masculino: 17,5%;
  • Perfume: 16,4%;
  • Hospedagem: 14,4%;
  • Sapato feminino: 14,4%.

Isso quer dizer que as pessoas que pensam em presentear alguém no Dia dos Namorados terão que pechinchar e buscar descontos para economizarem neste ano.

Descubra como a celebração surgiu no Brasil

O Dia dos Namorados é muito aguardado por milhares de brasileiros todos os anos. Em suma, as pessoas esperam ansiosamente pela data para se declararem para os seus parceiros, presenteando-os e reafirmando o seu amor. A saber, a data é comemorada no dia 12 de junho, mas você sabia que isso ocorre apenas no Brasil?

Isso mesmo, a maioria dos países costuma comemorar o Dia dos Namorados em fevereiro. No Brasil, a situação é diferente, já que a comemoração ocorre em junho, graças ao publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr.

Na década de 40, o publicitário desenvolveu uma campanha para manter o comércio brasileiro ativo. A ideia do Dia dos Namorados surgiu para aquecer o mercado entre o Dia das Mães, comemorado em maio, e o Dia dos Pais que ocorre em agosto. Aliás, o Dia dos Namorados é considerada a sexta data mais importante para o comércio varejista do país, segundo a CNC.

Cabe salientar que o dia 12 também foi escolhido devido às comemorações em homenagem a Santo Antônio, que ocorrem no dia 13 de junho. Em suma, o Santo costumava pregar a importância do amor e do casamento em seus discursos religiosos. Por isso que ele ficou conhecido como santo casamenteiro.

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