DEVOLUÇÃO do auxílio emergencial: mais de 600 mil deverão devolver

Até momento, cerca de 627 mil pessoas já foram avisadas por mensagens de orientação, denúncia de fraudes ou de pagamento do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).

O Ministério da Cidadania está notificando mais cidadãos que receberam o auxílio emergencial indevidamente para a restituição voluntária dos valores. Até momento, cerca de 627 mil pessoas já foram avisadas por mensagens de orientação, denúncia de fraudes ou de pagamento do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).

Veja também: NOVO auxílio emergencial de R$ 600 para 1 milhão de famílias

Em agosto, a equipe da Cidadania também notificou outros 650 mil cidadãos na mesma situação. Neste sentido, estão recebendo as mensagens trabalhadores que, ao declarar o Imposto de Renda 2021, geraram DARF para restituição de parcelas do auxílio emergencial, mas ainda não fizeram o pagamento, e os cidadãos que receberam os recursos do programa de forma indevida, sem se encaixarem nos critérios de elegibilidade.

Entre os cidadãos que estão no grupo dos que não atendem aos critérios do programa, estão: beneficiário assistencial do governo federal, que recebe aposentadoria, seguro-desemprego ou Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda; cidadãos com vínculo empregatício no momento de apuração do auxílio emergencial; entre outras situações.

Como devolver o auxílio emergencial?

Os notificados que receberam a mensagem referente aos DARFs em aberto, deverão efetuar o pagamento o mais breve possível ou acessar o site para denunciar a fraude, ou informar a incompatibilidade entre os valores.

Todavia, aqueles que não tem DARF em aberto, precisam acessar o site e inserir o CPF do titular. Feito isto, será necessário preencher mais algumas informações para que um documento chamado GRU seja emitido. Sendo assim, o cidadão terá que pagá-lo em qualquer meio de prestação de conta do Banco do Brasil.

Como são as notificações?

De acordo com o Ministério da Cidadania, as mensagens são enviadas contendo em seu texto o número do CPF do beneficiário, com o link indicando a institucionalidade, gov.br, além de serem encaminhadas pelos números 28041 ou 28042.

Com isso, vale ressaltar que qualquer SMS enviado de números diferentes desses, com esse intuito, deve ser desconsiderado. Portanto, fique atento as fraudes de golpistas que se aproveitam da situação.

Auxílio emergencial: veja o que será pago hoje

Mais um lote de pagamentos do auxílio emergencial é liberado nesta quarta-feira, 6 de outubro. De acordo com informações da CAIXA, o banco faz uma nova liberação dos valores da 6ª parcela do auxílio emergencial 2021 por meio de saques. Dessa forma, será contemplado com a retirada de valores quem recebeu o dinheiro por meio depósito.

Segundo informações da CAIXA, o cronograma de saques do benefício será liberado conforme o dia de nascimento de cada trabalhador. Nesta quarta-feira, 06 de outubro, a liberação será feita para os trabalhadores informais inscritos no auxílio via site ou CadÚnico e que são nascidos em abril.

Para realizar o saque, o cidadão pode ir presencialmente a uma agência da Caixa e apresentar um documento oficial com foto. Todavia, se preferir, pode recorrer a um terminal de autoatendimento da instituição.

Nesse caso, será necessário acessar a conta no Caixa Tem para solicitar o código de autorização da retirada. Com isso, basta informar os dígitos e o valor que deseja sacar no caixa eletrônico e confirmar a transação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.