Como limpar tábua de carne perfeitamente

Aprenda como higienizar esse item tão importante na cozinha

A princípio, cabe ressaltar que limpar tábua de carne e fazer sua higienização são procedimentos de extrema importância, visto que se corre o risco de contaminação por bactérias e fungos que são prejudiciais ao nosso organismo. Isso pode, até mesmo, causar várias enfermidades, caso não seja bem limpa e higienizada.

Algumas dicas para limpar tábua de carne

Limpar tábua de carne -- Reprodução Canva
Limpar tábua de carne — Reprodução Canva

Veja agora algumas dicas para limpar tábua de carne. Esses procedimentos de limpeza que iremos apresentar servem para serem aplicados tanto em tábuas de carne feitas de madeiras como nas fabricadas industrialmente com produtos sintéticos, que servem tanto no uso doméstico, como também em restaurantes, açougues, quiosques e outros estabelecimentos.

Produtos a serem utilizados

Tenha em mãos ao término do uso de sua tábua de carne, após ter cortado temperos como cebola, alho, legumes, verduras, salsa e cebolinha, carnes e frutas:

  • Detergente
  • Esponja (fibra/lisa)
  • Esfregão de cozinha
  • Água (preferencialmente morna)
  • Bicarbonato de sódio ou água sanitária
  • Vinagre de álcool

Utilizando o preparo da mistura dos ingredientes

Depois de pegar todos os produtos relacionados anteriormente, você irá fazer uma mistura eficaz que iremos ensinar para que possa limpar tábua de carne da sua casa de forma correta. Assim, ela ficará limpa, higienizada, livre de impurezas, fungos e bactérias. Agora, vamos ao preparo da mistura:

Primeiro passo

Em um vasilhame, adicione um pouco de detergente, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ou água sanitária (o que for de sua preferência) e duas colheres de sopa de vinagre de álcool. Adicione aos ingredientes 200 ml ou mais de água morna e misture até ficar homogêneo.

Segundo passo

Em seguida, acrescente aos poucos a mistura que você acabou de fazer. Utilizando o esfregão de cozinha, faça movimentos circulares sempre adicionando um pouco da sua mistura na tábua de cortar carne. Após esse procedimento, lave a tábua com água corrente.

Terceiro passo

Agora, com o lado da fibra da esponja, repita o procedimento de limpeza feito anteriormente. Aguarde alguns minutos para que a mistura possa agir no combate e eliminação de algumas contaminações causada por fungos e bactérias nocivas ao nosso organismo. Feito isso, dessa forma, efetue o procedimento de enxaguar com água corrente e depois jogue um pouco de água quente ou morna em cima de sua tábua de cortar carne.

Quarto passo

Após ter realizado a limpeza, certifique-se que não ficou nenhum resíduo dos produtos utilizados na limpeza da sua tábua de cortar carnes. Coloque-a para escorrer e espere secar, de preferência em algum lugar que bata sol, pois, assim, não terá como proliferar qualquer fungo ou bactéria. Esse procedimento evitará que sua tábua fique molhada ou úmida e sim bem seca e enxuta, livre de qualquer preocupação com contaminação.

Faça a limpeza frequentemente

Com o passar do tempo, você verá que, com a limpeza frequente usando dessa mistura que ensinamos para você fazer e aplicar em sua tábua, esse item terá uma higienização de excelente qualidade e uma durabilidade prolongada de seu utensílio de cozinha. Dessa forma, ela estará conservada e com aspecto de nova.

Portanto, o ideal é ter uma tábua para cada tipo de item que você usará na sua cozinha. Fazendo dessa forma, o risco de contaminação dos alimentos ali usados será menor, caso contrário, quando for usar sua tábua de cortar carne, comece primeiro cortando legumes, depois verduras e deixe por último os cortes das carnes. Assim, seus alimentos correm menos risco de contaminação por bactérias ou fungos.

Ponderações finais

Por fim, não podemos deixar de alertar quanto ao surgimento de riscos de cortes causados pelas facas na hora de picar os alimentos em cima da sua tábua de cortar carnes. Além disso, também vale ficar atento às rachaduras que por ventura venham a aparecer devido ao envelhecimento da peça. Nesses casos, você tem a opção de usar uma lixa para retirar as ranhuras e rachaduras e, após esse procedimento, aplicar um óleo mineral de sua preferência.

Espere secar e lave-a com água e sabão. Logo após, enxágue e espere secar. Após esse passo a passo, guarde a tábua dentro do seu armário da cozinha. Você também pode optar por descartar a tábua de cortar carne e comprar uma nova. Assim, você com certeza não vai precisar se preocupar por um bom tempo, desde que faça com frequência os passos de limpar tábua de carne corretamente. Lembre sempre que usar seu utensílio de cozinha indispensável para o preparo de seus alimentos.

Esperamos que essas dicas para limpar tábua de carne tenham sido úteis na aplicação diária em sua cozinha quando da preparação de seus alimentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.