Depois da suspensão, Caixa tem OBRIGAÇÃO de retornar com o consignado do Auxílio Brasil

A linha de crédito estará novamente disponível para os cidadãos

Após o MP (Ministério Público) ter feito a solicitação da suspensão daquele empréstimo, tipo consignado, do Auxílio Brasil pela Caixa Econômica, o TCU (Tribunal de Contas da União) barrou o pedido nesta sexta-feira (4). Segundo informações que o TCU compartilhou, não se encontraram irregularidades no serviço que justificassem a suspensão. Essa decisão teve a liberação de Aroldo Cedraz, portanto, a Caixa, agora, voltará a liberar esse crédito.

A solicitação do Ministério Público é específica, citando que a CEF aplicou medida de abuso concedendo o consignado do Auxílio Brasil bem na época da campanha eleitoral. Entretanto, após uma análise minuciosa do TCU, bem como o encaminhamento das documentações do banco público, Aroldo chegou à conclusão que o banco seguiu todas as regras necessárias, confirmando a viabilidade do serviço. A matéria do Notícias Concursos desta segunda-feira (07) te mostrará mais do assunto.

Os relatos do ministro Aroldo Cedraz

O ministro relatou que a CEF seguiu para tal público todas as demais regras com as quais já está habituada a seguir para conceder créditos. Ademais, embora promotores do Ministério Público tenham questionado uma possibilidade do aumento do endividamento de famílias brasileiras ao contratarem os empréstimos, o TCU realmente não viu necessidade na suspensão do serviço.

Agora, afastaram totalmente a sombra das supostas irregularidades, já que antes não observaram os procedimentos operacionais, bem como a análise de risco essencial e prévia à decisão de oferecer o consignado a quem for beneficiários do programa.

Depois da suspensão, Caixa tem OBRIGAÇÃO de retornar com o consignado do Auxílio Brasil
Depois da suspensão, Caixa tem OBRIGAÇÃO de retornar com o consignado do Auxílio Brasil – Canva Pro

Como solicitar o consignado do Auxílio Brasil

Dia 1° de novembro, a CEF emitiu a nota oficial declarando que o consignado está suspenso temporariamente. Do dia 01 até 14 de novembro infelizmente não será possível solicitar o crédito no banco, devido a uma atualização do sistema que também conta com Dataprev.

As informações são de que os pedidos do empréstimo poderão ser feitos após às 07h do dia 14 de novembro. Os cidadãos interessados podem efetuar o pedido em uma das agências Caixa, nas lotéricas, bem como no App do Caixa Tem, seguindo os passos:

  • Acessar o Caixa Tem e fazer login;
  • Selecionar “Consignado do Auxílio Brasil”;
  • Clicar em “Simular e contratar”;
  • Preencher os dados necessários;
  • Aguardar o processamento do contrato;
  • O dinheiro é creditado na conta poupança.

A Caixa tem demorado, na média, cerca de cinco dias a fim de liberar o consignado do Auxílio Brasil na conta. Ademais, o valor, em seu máximo de parcela, é de R$ 160,00 com a duração do pagamento das parcelas em 2 anos. Os juros correm a 3,45% mensais. Mas, fique tranquilo, pois todas as informações são repassadas pela Caixa antes da finalização do contrato.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.