Confira 5 dicas de decoração para quarto pequeno

Aprenda como decorar o ambiente sem errar

Com o atual preço dos imóveis, é normal que existam muitos deles com pequena área útil, porém, mesmo assim são bastante procurados por pessoas que moram sozinhas ou por casais sem filhos. Por isso, hoje vamos ensinar dicas de decoração para quarto pequeno.

Decoração para quarto pequeno -- Reprodução Canva
Decoração para quarto pequeno — Reprodução Canva

Entre as vantagens de um quarto pequeno, temos a versatilidade e a praticidade, além de permitir que os espaços sejam melhor aproveitados. Assim, apresentamos na sequência 5 dicas de decoração para quarto pequeno:

Aposte em móveis multifuncionais

Os móveis multifuncionais são produzidos de forma a desempenhar várias funções ao mesmo tempo, combinando beleza e funcionalidade. Dessa forma, é possível, além de decorar o ambiente, otimizar os espaços. 

O investimento em móveis multifuncionais vale muito quando pensamos na relação custo-benefício, pois causa um aproveitamento máximo no quarto, além de se tornar altamente funcional e confortável. Os móveis favorecem, inclusive, o melhor uso de cantos e paredes.

Para ter mais espaço, escolha camas-baú em quartos pequenos. Assim, é mais fácil para acomodar vários objetos que geralmente você coloca dentro de guarda-roupas, como por exemplo: travesseiros, edredons, documentos pessoais, entre tantos outros. 

Se o quarto pequeno for para crianças, você pode investir em uma bicama, que além de funcional, permite a economia de espaços. 

Estas são algumas das opções, mas os móveis multifuncionais permitem utilizar muita criatividade.

Utilize tons claros nas paredes do quarto pequeno

Os tons claros nas paredes, além de deixarem os espaços mais abertos e iluminados, favorecem a sensação de que o espaço é bem maior. Além disso, quando as paredes do quarto pequeno são claras, é possível combinar os móveis com mais facilidade, apostando em cores diferenciadas.

Outra questão, importante: ao não querer um quarto totalmente claro, você pode investir em detalhes coloridos como colchas, jogos de cama, ou mesmo, nas cortinas.

Para iluminar o quarto, é possível colocar abajures e luminárias presos ao teto ou nas paredes, assim, poupa espaço, deixa um visual leve e organiza o ambiente.

Você pode, ainda, aproveitar a janela do quarto para valorizar a iluminação direta, clareando o ambiente.

Dê preferência para móveis suspensos

Os móveis suspensos como, por exemplo, prateleiras nos cantos, favorecem a otimização de espaços em quartos pequenos, uma vez que facilita a circulação das pessoas.

As prateleiras embutidas e nichos são ótimas opções para organizar o quarto, além de servirem para acomodar os objetos de decoração

Utilize as outras paredes também para acomodar móveis, de preferência multifuncionais, o que dá a aparência de maior organização.

Espaços pequenos requerem maior organização

Organize os espaços de forma que o seu quarto fique livre de peças de roupas jogadas pelos cantos, em cima de cadeiras ou, até mesmo, no chão. Assim, procure arrumar os porta-retratos de forma que eles não atrapalhem a decoração e nem a organização do quarto.

Nesse caso em específico, no que se refere aos objetos decorativos, lembre-se que “menos é mais”, ou seja, coloque somente o que é necessário no quarto, para não dar aquela aparência de local pequeno e apertado. Além disso, também evite ficar amontoando objetos sem necessidade.

Você pode colecionar objetos, mas deve tê-los sempre organizados, uma vez que, algo fora do lugar em espaço pequeno, vai parecer muito desorganizado. 

Assim, os móveis multifuncionais podem contribuir muito com a organização, pois cada objeto terá o seu lugar específico.

Coloque espelhos em locais estratégicos

O espelho também dá a sensação de espaço maior do que realmente é, por isso, coloque eles nas paredes sempre em locais estratégicos, pois, assim vai aumentar o espaço pequeno do quarto, pelo menos em amplitude e dará uma ilusão de ótica.

Os espelhos, para aumentar a sensação de tamanho do quarto, precisam ser grandes, de preferência que sejam quase da altura da parede. O lugar estratégico dos espelhos, é o que reflete alguma coisa interessante para destacar, podendo ser as paredes claras ou a iluminação.

Assim, você pode colocá-los nas portas dos armários, tomando todos os espaços das portas, sendo amplo e funcional e, também, nas paredes que estão livres.

Por fim, os espelhos grandes podem contribuir muito com a praticidade do ambiente, além de realmente parecer que o local fica maior. Assim, esperamos que as dicas dadas sirvam de inspiração para que você organize o seu quarto de forma prática e funcional!

Volte nesse post sempre que sentir a necessidade de relembrar as indicações e inspirações apresentadas! E, claro, não esqueça: decore sempre de acordo com a sua personalidade e faça combinações que tragam conforto e tranquilidade para que você possa descansar!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.