Debênture – Entenda Essa Opção de Investimento

Debênture é um título de dívida emitido por empresas – Entenda como funciona

Debênture é um título de dívida emitido por empresas, assim como muitos títulos disponíveis para investimentos. Sendo assim, o funcionamento das debêntures é parecido com o funcionamento dos títulos públicos, como o Tesouro Direto, ou ainda, parecido com títulos emitidos por instituições financeiras, como CDB, LCI e LCA.

Empresas captam recursos através dessa modalidade de investimento

A diferença, no caso das debêntures, é que o valor investido é direcionado para empresas privadas que buscam aumentar a captação de recursos.

Na prática, o investidor em debêntures empresta seu dinheiro para que uma companhia pague suas dívidas, ou ainda, faça outros grandes investimentos para sua expansão. 

 A rentabilidade pode ser prefixada, pós-fixada ou híbrida

Sendo assim, o investidor recebe como retorno a taxa estabelecida no momento da aquisição do título debênture. Ao passo que essa rentabilidade pode ser, pré ou pós-fixada, bem como híbrida. Porém, é necessário aguardar o prazo final do investimento.   

As debêntures são valores mobiliários que representam a dívida de médio ou longo prazo de uma empresa. Logo, quem detém o título assegura o direito de crédito que deve ser pago pela companhia emissora.

Rentabilidade superior ou fundo garantidor de crédito?

O que se destaca nas aplicações de debêntures é o fato de que a rentabilidade costuma ser superior a outras opções de investimentos de renda fixa.

Pois, como o investidor pessoa física empresta dinheiro para empresas, os juros são mais elevados do que os juros oferecidos pelas instituições financeiras. Porém, não existe investimento sem risco, já que essa opção de investimento não possui a proteção do FGC, o Fundo Garantidor de Crédito.

O que é o FGC?

O FGC é Fundo Garantidor de Crédito, sendo um fundo que protege algumas aplicações de renda fixa, limitadas ao valor de R$ 250 mil, seja por CPF ou CNPJ. Ou seja, em caso de falência da instituição emissora do crédito, o investidor não fica no prejuízo.

O que o Fundo Garantidor de Crédito cobre?

As debêntures não contam com esse fundo, em contrapartida, possuem uma rentabilidade maior. O Fundo Garantidor de Crédito cobre outras opções de investimentos, como:

  • CDB – Certificado de Depósito Bancário;
  • LCI –  Letra de Crédito Imobiliário; 
  • LCA – Letra de Crédito do Agronegócio.

No entanto, a opção de investir em debênture é válida e rentável dentro de um planejamento. Além disso, essa é uma opção a mais para diversificar seus investimentos.   

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.