Como construir boas relações no novo emprego?

Construir boas relações no novo emprego ajuda na hora de desenvolver um ambiente de trabalho mais agradável e confortável. Quando temos boas relações com nossos colegas, nos sentimos parte de algo maior, e isso viabiliza muito mais qualidade de vida na rotina laboral.

Porém, por onde começar? Como se aproximar dos novos colegas? O que fazer e o que não fazer? Neste texto, respondemos esses e outros questionamentos. Confira!

Como construir boas relações no novo emprego?

Para construir boas relações no novo emprego você precisa estar disposto a isso. Além disso, precisa estar ciente de que nem sempre (ou quase nunca) será possível construir uma boa relação com todas as pessoas à sua volta.

Primeiro porque seria necessário dedicar um tempo absurdo na construção dessas relações. Segundo porque todas as pessoas são diferentes, umas mais parecidas conosco, outras menos. Porém, de maneira geral, há muita diferença entre um indivíduo e outro.

Isso significa que nem sempre nos daremos bem com todo mundo. No entanto, devemos sempre manter o respeito e a boa postura, independente disso. Contudo, não devemos esperar relações riquíssimas nessas circunstâncias.

Ademais, ainda assim podemos construir boas relações no novo emprego. Sabe como? Veja abaixo:

1. Apresente-se para todos os novos colegas

Ao iniciar o seu novo trabalho, tenha o cuidado de se apresentar para todos os colegas. Fique atento para não se esquecer de nenhum deles, ok? Assim você já vai “quebrando o gelo” inicial.

2. Demonstre proatividade

Seja uma pessoa proativa no dia a dia de trabalho. Isso mostra o seu comprometimento com a equipe e com o trabalho em si, criando uma imagem profissional que aproxima as outras pessoas. Seja uma inspiração dessa maneira!

3. Pergunte o que for necessário

Se houver dúvidas no dia a dia, pergunte. Não seja aquela pessoa que tenta resolver tudo sozinha, a ponto de colocar um projeto a perder.

Pergunte o que for essencial e necessário, sempre que possível.

4. Participe dos eventos da empresa

Os eventos da empresa podem lhe ajudar a construir boas relações no novo emprego. Lá você poderá interagir, descontrair, conhecer melhor os seus colegas, e assim por diante.

5. Demonstre ser uma pessoa relativamente aberta

Seja uma pessoa aberta. Demonstre essa disponibilidade para que as pessoas à sua volta se sintam convidadas a trocar ideias profissionais com você.

Caso contrário, se você manter uma imagem de “fechado”, “calado” e extremamente retraído, as outras pessoas poderão se sentir um pouco intimidadas. Isso pode atrapalhar na hora de construir boas relações no novo emprego.

6. Escute ativamente

Quando as pessoas estiverem conversando com você, seja qual for o assunto, escute ativamente. Desse modo você aprende mais sobre os seus colegas e fortalece os vínculos, melhorando as suas relações. Além de que isso demonstra respeito.

7. Demonstre ser uma pessoa gentil

Seja uma pessoa gentil e educada. Dê bom dia, boa tarde e boa noite sempre que necessário. Sorria para os seus colegas, mostre-se disponível para ajudar, etc. Todos esses comportamentos criam uma imagem muito positiva sobre você, e lhe ajudam a construir boas relações no novo emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.