Currículo: fatores relevantes diferenciam o seu perfil no mercado

Alguns fatores relevantes diferenciam o seu perfil no mercado de trabalho atual. Confira dicas para elaborar o seu currículo!

A elaboração do seu currículo precisa considerar alguns fatores para que seja relevante dentro do mercado de trabalho atual. O candidato precisa conceituar o currículo como uma ferramenta de direcionamento para o seu perfil.

Currículo: fatores relevantes diferenciam o seu perfil no mercado

A organização deve fazer parte do seu currículo em diversos aspectos, pois é necessário organizar os acontecimentos em ordem cronológica inversa, bem como, é necessário preservar pela organização visual do seu documento profissional.

Um currículo visualmente confuso tende a ser descartado, por isso, é importante que seja sucinto e objetivo na descrição das informações para não tornar o seu currículo confuso dentro do processo de recrutamento e seleção.

Informações pessoais

Os seus dados pessoais devem ser inseridos de forma objetiva. Evite informar números de documentos e dados de filiação, por exemplo.

Além disso, não coloque muitos números de telefones para contato, ao passo que é importante que fique disponível em todos os contatos informados no currículo.

Objetivo

O objetivo do candidato pode ser composto do seu cargo e nível hierárquico, considerando a sua área de atuação no momento atual.

Por exemplo: assistente de loja; auxiliar de produção; analista de faturamento; gerente de relacionamento com o cliente etc.

Carreira profissional

Seja sucinto e objetivo ao falar sobre a sua experiência profissional. Informe o nome das empresas e o período de atuação em cada uma delas e faça pequenos apontamentos sobre suas atividades exercidas.

É muito importante que não construa uma narrativa concreta na elaboração do seu currículo, já que pode fazer com que ele seja descartado durante o processo de triagem. Destaque resultados obtidos de projetos específicos e crescimento de carreira, por exemplo.

Escolaridade

A mesma lógica precisa ser aplicada no que tange a sua carreira acadêmica. Sendo assim, informe cursos em andamento e cursos concluídos, considerando a cronologia inversa da situação e não deixe de informar o nome do curso, a instituição de ensino e a previsão de término, se for o caso.

Atualize o seu perfil online

Atualize o seu perfil também no LinkedIn, considerando a usabilidade da plataforma dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual. já que muitas empresas utilizam o LinkedIn como uma ferramenta relevante no processo seletivo.

Um conceito objetivo 

Certamente, o conceito do currículo deve prezar pela objetividade em diversos aspectos, portanto, adapte os pontos citados e não deixe de priorizar a organização e a assertividade para destacar o seu perfil profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.