Currículo: construa o seu documento profissional com objetividade e veracidade

Construa o seu documento profissional com objetividade e veracidade. Veja dicas para a elaboração do seu currículo!

O seu currículo deve ser construído com base nas suas experiências profissionais, haja vista, o pouco tempo que o profissional de recrutamento e seleção possui para realizar uma análise inicial.

Currículo: construa o seu documento profissional com objetividade e veracidade

O mercado atual é bastante volátil, sendo assim, as contratações refletem diversas fatores que impactam o resultado de uma empresa. Por isso, o currículo do candidato deve ser construído de modo objetivo, considerando que o profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo hábil para analisar o currículo e dar início ao processo seletivo.

Organize a visualização do documento

Sendo assim, preze pela organização das informações durante o seu currículo, bem como é importante que você organize a visualização, já que um documento com informações confusas pode ser descartado sem que seja devidamente lido.

Destaque seus dados pessoais de modo assertivo

As suas informações pessoais devem ser inseridas de forma objetiva. Não coloque números referentes aos seus documentos ou dados de filiação, por exemplo.

Tenha clareza sobre qual é o seu objetivo

O seu objetivo deve considerar a sua hierarquia, cargo e área de atuação. Por exemplo: auxiliar de logística; analista de faturamento; gerente de pessoas etc.

Destaque a sua experiência profissional de forma sucinta

A sua trajetória profissional deve ser descrita de forma sucinta. Uma vez que o seu currículo será explorado durante uma entrevista de emprego e você poderá trabalhar os pontos destacados do seu currículo durante a sua narrativa.

Fale sobre as empresas pelas quais você trabalhou, destacando o nome de cada organização e o período trabalhado. No que tange a suas atividades, faça pequenos apontamentos relevantes e utilize termos pertinentes a sua área de atuação.

Destaque cursos concluídos e cursos em andamento

A sua escolaridade requer o mesmo nível de veracidade e objetividade. Sendo assim, informe cursos certificados e cursos em andamento. Caso você estude, informe a modalidade do seu curso e a previsão de término.

Atualize o seu perfil no Linkedin e direcione os envios do seu currículo

Não menos importante, você deve atualizar o seu perfil no Linkedin. Haja vista, a popularização da ferramenta e sua ampla utilização por empresas de diversos segmentos. Dessa forma, você elevará a sua visualização profissional de modo orgânico.

Faça adequações direcione a sua trajetória profissional

Sendo assim, é importante que você adapte as dicas citadas e direcione a sua carreira profissional em longo prazo, alcançando seus objetivos de carreira. Já que o currículo é uma espécie de vitrine profissional que pode abrir portas importantes para que você receba o convite para uma entrevista de emprego que tenha relação com os seus valores e objetivos profissionais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.