Entrevista de emprego: direcione sua trajetória e postura durante o processo seletivo

A entrevista de emprego é uma oportunidade profissional para o candidato explorar positivamente o seu currículo. Confira dicas!

A entrevista de emprego é uma oportunidade profissional para o candidato explorar positivamente o seu currículo através das suas respostas e do seu posicionamento.

Entrevista de emprego: direcione sua trajetória e postura durante o processo seletivo

É  importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma apresentação do seu currículo e não como julgamento pessoal. Visto que o julgamento errôneo sobre a entrevista de emprego pode fazer com que o candidato adote uma postura contraproducente de autossabotagem profissional.

Exemplifique os seus pontos fracos e destaque os seus pontos fortes

Sendo assim, enquanto candidato, é importante que você (candidato) estude o seu próprio currículo de maneira aprofundada para que possa levar para a entrevista de emprego situações concretas que exemplifiquem seus pontos fortes; ao passo que você também possa direcionar seus pontos fracos.

Destaque situações concretas 

Fale sobre sua facilidade para lidar com metas; gestão de equipes; gestão de processos; implementação de projetos; acompanhamento de processos; treinamentos; reuniões; capacidade analítica; organização; pontualidade; entre outros aspectos relacionados a sua experiência profissional.

Apresente soluções orgânicas

No que tange aos seus defeitos é importante que você possa falar sobre eles de maneira orgânica. Sendo assim, ao apresentar um ponto negativo, apresente também uma solução. Por exemplo, você pode falar que se conceitua como uma pessoa tímida, todavia, deve ressaltar que deseja estudar teatro. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento e autorresponsabilidade.

Adote uma postura positiva e participativa 

Além disso, a sua postura deve ser direcionada durante a entrevista de emprego. Por isso, é importante que você adote uma postura assertiva e participativa; não deixe seus braços cruzados; não gesticule em excesso; tenha cuidado com o seu tom de voz; mantenha contato visual com o profissional da entrevista de emprego de forma orgânica. Além disso, é importante que você tenha assertividade durante suas respostas.

Faça uso do espaço para perguntas 

Não saia da entrevista de emprego com dúvidas, sendo esse um ponto importante para o candidato. Sendo assim, faça uso do espaço cedido para o candidato no final do processo seletivo e tire suas dúvidas sobre a vaga, considerando o horário, benefícios, plano de carreira etc.

Torne a avaliação feita pela empresa genuína e eficiente

Dessa forma, você torna a avaliação feita pela profissional de recrutamento e seleção genuína; ao passo que também consegue direcionar a sua carreira para que você se coloque no mercado de forma positiva, considerando o seu objetivo profissional em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.