Como argumentar na redação? Veja estratégias para utilizar em concurso

Há pessoas que escrevem muito bem e, quando decidem fazer uma prova em que há uma redação dissertativa, como a de um concurso público, acham que a boa gramática é suficiente. Entretanto, um texto dissertativo-argumentativo pede muito mais que isso, apesar de essa ser uma parte essencial também. O candidato precisa saber como argumentar na redação de forma coesa, coerente e organizada, e essa, muitas vezes, é uma das maiores dificuldades, que mais precisa ser trabalhada.

Por isso, neste texto, estão elencadas algumas estratégias argumentativas nas quais você pode se basear pra construir seu texto. Além disso, aqui, você entenderá como ter repertórios para elaborar seus argumentos. Confira a seguir.

Quais são as principais estratégias argumentativas?

Veja algumas ideias de como argumentar na redação.

Causa e consequência

Essa estratégia é bem simples, o que faz ela ser uma das mais usadas nas redações. Trata-se de, ao identificar o problema do tema e estabelecer a tese que você defenderá, apresentar os motivos de ele existir e as consequências que ele causa para a sociedade. Por exemplo, em um tema como “A violência contra a mulher”: por que ela existe? O que ela causa na sociedade?

Exemplificação

A exemplificação também é fácil de aplicar no texto. Nela, você usa algum exemplo real e, de preferência, casos conhecidos, como os que vieram a público na mídia ou os que são eventos históricos — sem usar exemplo de alguém da sua família, por exemplo —, para comprovar a tese que você está defendendo na redação.

Comprovação

Parecida com a exemplificação, a comprovação acontece com dados estatísticos, bem como com pesquisas e estudos. Sabe aquela história de contra fatos não há argumentos? É basicamente isso, já que, ao apresentá-los, você consegue convencer o leitor do seu ponto de vista mais facilmente. Assim, é muito importante que, no processo de estudos para o concurso, você crie repertórios em diversos eixos temáticos, os quais você poderá usar na redação para comprovar algo.

Contraste

Ao decidir usar essa estratégia, você poderá fazer uma contraposição, ou seja, mostrar uma ideia e se opor a ela, explicando por que ela não é válida. Assim, apresente duas perspectivas diferentes, uma com a qual você não concorda, mostrando o porquê, e outra que é seu ponto de vista defendido.

Argumento de autoridade

Se você procura saber como argumentar na redação, é essencial conhecer essa estratégia. Ela é feita por meio de uma citação de alguém com autoridade no assunto do tema. Mostrar que algum especialista tem o mesmo ponto de vista que você também é uma forma de convencer o leitor do que você está defendendo no seu texto.

Como construir repertório para a argumentação?

Você já deve ter percebido que, para utilizar as estratégias de argumentação, é preciso ter repertório, ou seja, referências sobre o assunto do tema, como dados, citações, acontecimentos, entre muitos outros. Mas como se preparar para isso sem saber qual será o tema da redação?

Uma dica é separar alguns eixos temáticos, como meio ambiente, direito e cidadania, educação, saúde, questões sociais, entre outras. Isso facilitará seus estudos, já que você pode pesquisar citações e alusões históricas de cada âmbito, por exemplo, separando uma determinada quantidade de referências para cada um deles.

Também há aqueles repertórios coringas, isto é, que servem para vários temas. O importante é que na hora da redação você saiba relacioná-los bem com o tema em questão, de modo que faça sentido com seu argumento.

Agora você tem as informações que precisava para entender como argumentar na redação. Siga as dicas apresentadas para ir bem no seu concurso.

Se as dicas foram úteis para você, não deixe de compartilhar este texto nas suas redes sociais para que mais pessoas se beneficiem delas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.