Entrevista de emprego: destaque sua trajetória e alcance seus objetivos profissionais

Destaque sua trajetória e alcance seus objetivos profissionais através de sua postura durante a entrevista de emprego. Veja dicas!

A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade de direcionamento de sua postura e uma apresentação dos pontos importantes do seu currículo.

Entrevista de emprego: destaque sua trajetória e alcance seus objetivos profissionais

Ao conceituar a entrevista de emprego como uma forma de julgamento o candidato adota uma postura negativa, ficando aquém do seu potencial no mercado de trabalho. Por isso, é importante que – enquanto candidato – você tenha atenção plena aos seus gestos e construa uma narrativa assertiva.

Fale sobre situações concretas

É importante basear a sua narrativa na sua trajetória profissional de modo orgânico. Sendo assim, fale sobre situações concretas vivenciadas por você que destaquem seus pontos fortes, ao passo que é importante que você também destaque os pontos negativos de forma resolutiva.

Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, porém, é importante que destaque a sua vontade de realizar um curso voltado para a sua comunicação.

Destaque seus pontos positivos

No que tange aos seus pontos positivos, você pode falar sobre sua proatividade; facilidade para lidar com pressão; alcance de metas; construção do relacionamento da marca com o cliente; gestão de pessoas; acompanhamento de projetos; implementações sistêmicas; condução de reuniões brainstorming; gestão de equipes; inovação; criatividade, dentre outros aspectos que sejam relacionadas ao seu perfil profissional.

Adote uma postura positiva 

O seu comportamento deve ser direcionado para que a sua narrativa seja reforçada por uma postura positiva. Sendo assim, é importante que evite gesticular excessivamente enquanto constrói a sua narrativa; bem como é viável que não deixe os seus braços cruzados e evite balançar as pernas enquanto fala. 

Além disso, não deixe a bolsa no seu colo. Caso seja possível, faça uso de alguma cadeira ao seu lado, tenha assertividade durante as respostas e tenha cuidado para não interromper o profissional que estiver conduzindo a entrevista de emprego.

Analise o site da organização

Além disso, é cabível que analise o site da empresa e conheça a sua trajetória. Dessa forma, poderá se direcionar assertivamente ao responder os questionamentos feitos sobre a empresa; bem como, essa é uma maneira orgânica de avaliar a compatibilidade da vaga no que tange aos objetivos e valores envolvidos.

Haja vista a necessidade de a contratação ser uma troca mútua e contributiva para ambas as partes. Dessa forma, irá direcionar o seu comportamento e evitar uma postura negativa para que você alcance seus objetivos profissionais em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.