O que é uma crise emocional no trabalho?

Uma crise emocional no trabalho pode aparecer, inclusive, quando estamos felizes com a nossa prática diária. Afinal, ela não está associada apenas ao “gostar” ou “não gostar” do que se faz.

Por isso, é necessário ficar atento aos sintomas, a fim de encontrar o melhor caminho para lidar com essa situação. E, a seguir, explanamos algumas informações nesse sentido. Acompanhe para saber mais!

O que é uma crise emocional no trabalho?

Uma crise emocional no trabalho pode ser entendida como uma resposta física, do nosso organismo, frente às emoções que estão sobrecarregando a nossa mente e a nossa saúde.

Isto é, em meio a uma crise de estresse ou ansiedade, as nossas emoções tendem a ficar intensas e “bagunçadas”, resultando em um esgotamento, irritabilidade, choro, etc.

Quais os sintomas da crise emocional no trabalho?

Os sintomas da crise emocional no trabalho podem variar de pessoa para pessoa. Alguns podem ter sinais mais intensos, enquanto outros podem ser mais sutis nesse sentido. Veja, portanto, alguns dos sintomas desse tipo de problema:

  1. Sensação de cansaço excessivo: A pessoa tende a se sentir extremamente cansada, mesmo depois de uma noite de descanso. Ou seja, embora ela durma bem, parece que sempre está cansada, e que tudo é muito difícil e pesado de pôr em prática.
  2. Irritabilidade: Embora o dia a dia seja relativamente tranquilo, parece que qualquer coisa é capaz de tirar a pessoa do sério. É como se ela sempre estivesse à flor da pele.
  3. Falta de vontade e desmotivação excessiva: Uma crise emocional também pode “sugar” qualquer desejo de colocar atividades em prática, fazendo com que a pessoa fique desmotivada e sem vontade de seguir em frente.
  4. Alterações no apetite e no sono: Fome excessiva, ou falta de fome, pode aparecer quando a crise se instaura. Do mesmo modo, a insônia ou a hipersonia também se tornam questões recorrentes em alguns indivíduos.

Vale lembrar que outras questões emocionais, como tristeza, raiva, instabilidade do humor e outros sinais, podem demonstrar uma crise no trabalho. Fique de olho e sempre lembre de buscar ajuda, quando necessário.

Como lidar com a crise emocional no trabalho?

Não existe fórmula mágica quando pensamos em questões de saúde mental. O ideal, na verdade, é que seja buscada a ajuda necessária para lidar com as instabilidades emocionais e os problemas decorrentes disso.

Para isso, busque a psicoterapia e faça o acompanhamento profissional. Além disso, lembre-se de que desacelerar, priorizar-se e reconhecer os seus limites também são passos indispensáveis para não se sentir sobrecarregado no trabalho a ponto de desencadear uma crise nesse sentido.

Outro fator muito importante está relacionado ao seu estilo de vida: Você tem objetivos? Propósito? Sabe aonde quer chegar? Tem cuidado da sua mente e do seu corpo? Como está o seu sono? E a sua alimentação?

Todos esses fatores podem impactar na crise que você vive no trabalho. Fique de olho aos “gaps” presentes em sua vida e busque supri-los de uma forma equilibrada e sadia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.