Dor no maxilar pode ser sintoma de ansiedade: Entenda

dor no maxilar pode ser proveniente de uma série de questões de saúde. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que, em alguns casos, a dor pode ser em decorrência da ansiedade.

Sabe por quê? Porque a ansiedade não é algo que fica apenas no campo emocional: ela também “escorrega” para o nosso corpo, causando sintomas psicossomáticos, por exemplo.

Além disso, a tensão da ansiedade também desencadeia uma série de sintomas em nós. Por isso, fique atento a este conteúdo e saiba mais sobre o assunto!

Você sabia que dor no maxilar pode ser sintoma de ansiedade?

Pois é, a dor no maxilar pode sim ser proveniente de uma crise de ansiedade. Isso porque, muitas vezes, pressionamos o nosso maxilar, por conta da tensão sentida na ansiedade, e nem sempre nos damos conta disso.

Para que isso fique mais claro, pense na última crise de ansiedade que você teve: Você sentiu seus ombros tensionados? As suas costas? Outros músculos do seu corpo? Pois é! Agora tente se lembrar da rigidez do seu rosto: Você ficava com a testa franzida? Pressionava o maxilar? Pense sobre isso.

Muitas vezes, a ansiedade faz com que o indivíduo fique “pressionando os dentes”, devido à tensão sentida. Até mesmo dormindo isso pode acontecer, fazendo com que o sujeito nem se dê conta da situação.

Lembre-se de consultar um médico

Apesar de haver indícios de que a dor no maxilar possa estar relacionada com a ansiedade, em muitos casos, isso não quer dizer que você deve deixar de consultar um médico, ok?

Até porque, mesmo que o motivo seja a ansiedade, muitas vezes a tensão em excesso pode prejudicar a sua saúde, devido à repetição do movimento de pressionar os dentes. Por isso, buscar uma avaliação médica é indispensável.

Como lidar com a ansiedade no dia a dia?

Mas afinal, como lidar com essa ansiedade que causa dor no maxilar? Para isso, algumas coisas podem ser levadas em conta, como por exemplo:

  • Analise a sua rotina e se há excesso de atividades, organizando-as.
  • Dê um tempo para viver as suas dores, desligando-se das atividades e descansando a mente.
  • Tenha uma rotina saudável.
  • Pratique o autoconhecimento e saiba quais são os seus limites emocionais, a fim de não ficar se expondo aos limites excessivos, todos os dias.
  • Cuidado com as suas emoções: saiba escutá-las, entendê-las e elaborá-las, sem deixá-las de lado a todo momento.
  • Converse ou escreva sobre o que você sente, afinal, colocar para “fora” é muito terapêutico.
  • Encontre atividades relaxantes e prazerosas.

A psicoterapia é essencial nesses casos

Lembre-se, ainda, que a psicoterapia é interessante e pode lhe ajudar a atravessar as suas crises de ansiedade. Por meio dela você começará a compreender melhor o que sente, podendo gerenciar e organizar as suas emoções e, assim, garantir um dia a dia mais equilibrado.

Procure, inclusive, psicoterapia gratuita na sua cidade: você pode encontrar em universidades que tenham curso de psicologia, pois grande parte oferece atendimento gratuito dos estagiários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.