Criminosos aplicam novo golpe com QR Code; Veja como funciona!

Com o avanço do uso do QR Code, os golpistas encontraram uma nova maneira de roubar dinheiro das pessoas. Eles estão conseguindo acessar os dados pessoais de uma forma muito mais simples do que tradicionalmente acontecia. Com o avanço frequente da tecnologia, isso só tende a aumentar ao longo do tempo.

Assim como é necessário ter muito cuidado com os links que são acessados na Internet, os QR Codes também acabam demandando uma boa atenção. Isso porque através de um link, em questão de poucos segundos em que ele é lido através da câmera do celular, é possível ter um grande prejuízo financeiro.

Em casos de golpes, essa rapidez dificulta para o usuário identificar quando se trata de um link mal-intencionado. Por conta disso, é ainda mais importante ter atenção com o uso do QR Code quando estiver em um local público, pois qualquer pessoa pode facilmente mudar por ali o link.

Fique atento aos links em comércios

No caso dos códigos online, os criminosos desenvolveram uma série de programas que acabam infectando os dispositivos e trocando pelos códigos que seriam verdadeiros, por alguns códigos maliciosos que roubam os dados e transferem valores para contas falsas.

Além disso, quando o QR Code verdadeiro direciona para um site conhecido, os golpistas costumam criar sites que são muito parecidos com os originais, o que acaba confundindo ainda mais as vítimas.

Uma dica muito importante e que foi dada pelo diretor da Kaspersky na América Latina, Fabio Assolini, e que todos os usuários deveriam seguir em relação ao QR Code, é observar se a URL foi encurtada. Este será um grande sinal de alerta, visto que com este tipo de código, não existe um bom motivo para o encurtamento.

Pensando nisso, é importante ter o máximo de cuidado com os códigos que se acessa na internet. Sempre é essencial prestar a atenção para qual link foi direcionado, e caso o usuário desconfie de algo, é preciso sair da página imediatamente.

Outros tipos de fraude que estão em alta

Além do golpe do QR Code que se encontra atualmente bastante “em alta” os cibercriminosos estão sendo cada vez mais criativos durante a introdução de fraudes cada vez mais elaboradas.

Cada vez mais eles estão diversificando os meios como tentam atacar os consumidores, de modo que o celular vem sendo o principal canal de acesso à Internet pelos brasileiros e é por lá que muitos golpes estão sendo feitos todos os dias.

As compras online também não param de crescer e vem se mostrando como uma grande oportunidade para os golpistas de plantão. Também com a ampla adesão ao Pix, ficou ainda mais fácil enganar os consumidores e fazer a aplicação do golpe do QR Code, por exemplo. Com a chegada do 5G, esse tipo de prática pode ficar ainda mais comum.

Além do golpe do QR Code também é possível destacar o aumento das fraudes no e-commerce pelo celular, que desde 2021 se tornaram a maioria dos casos. Com isso, entram em ação os web skinners, por exemplo, que são códigos maliciosos que tentam roubar dados de cartões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.