UPE realiza mudanças do SSA a partir de 2022 para atender novo ensino médio

A partir de 2022, a Universidade de Pernambuco (UPE) irá realizar mudanças no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) para atender ao Novo Ensino Médio. De acordo com a Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos (CPCA) da UPE, as regras serão iniciadas com a 1ª fase, o SSA 1.

“O atual formato do SSA será descontinuado paulatinamente e permanecerá para as fases 2 e 3, até o ingresso dos estudantes nos anos de 2023 e 2024, respectivamente, com as mesmas normas e formatos já instituídos pela UPE”, destaca resolução do Conselho Universitário que trata do assunto.

SSA deve acompanhar implementação do Novo Ensino Médio

Desse modo, em 2022, o SSA 2 e o SSA 3 não irão sofrer alterações. As mudanças serão feitas a cada ano, de modo que irá acompanhar a implementação anual do Novo Ensino Médio no Estado e estará baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no Currículo do Estado de Pernambuco para o Ensino Médio.

De acordo com a universidade, uma das mudanças é a divisão por área de conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas e sociais).

Atualmente, a divisão das provas e o conteúdo programático de todas as etapas do SSA é feita a partir dos assuntos abordados nas disciplinas do ensino médio. Desse modo, os candidatos do SSA 1 respondem a questões sobre as disciplinas da 1ª serie do ensino médio, o SSA 2 conta com assuntos da 2ª série, e o SSA 3 aborda assuntos da 3ª série. 

Com o Novo Ensino Médio, a estrutura curricular passará a considerar os itinerários formativos: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias ciências; Humanas e sociais aplicadas; e Formação técnica e profissional.

A implementação dessa nova estrutura deve ser concluída até 2024, alcançando a 3ª série. Nesse sentido, com as alterações no SSA, a UPE busca acompanhar a reforma.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Enem 2021: Inep abre período para solicitar reaplicação das provas hoje (29).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.