Covid-19: Vacina da Janssen (Johnson & Johnson) é aprovada nos EUA

Neste domingo (28), a agência reguladora dos EUA, FDA (Food and Drug Administration) aprovou o uso da vacina da Janssen (Johnson & Johnson) contra Covid-19. O imunizante é o primeiro a necessitar de apenas uma dose e o terceiro aprovado pelo país, além de poder ser guardado em geladeira, representando uma alternativa mais barata do que as vacinas da Pfizer/Biontech e da Moderna.

A vacina desenvolvida pelo laboratório belga Janssen, que representa a divisão da Johnson & Johnson responsável por vacinas, atingiu índice de eficácia de 100% na prevenção de mortes por Covid-19 nos testes conduzidos nos EUA, Brasil e África do Sul. Já a proteção contra sintomas severos da doença ficou em 85%, enquanto a eficácia global, que inclui casos moderados, foi de 66%.

O acordo entre os EUA e a Janssen, controlada pela Johnson & Johnson, prevê o fornecimento de 100 milhões de doses do imunizante até o final de junho. As primeiras doses devem estar disponíveis já no decorrer desta semana.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, celebrou a aprovação como “uma notícia empolgante para todos os americanos e um desenvolvimento encorajador”. No entanto, para ele, “a luta está longe do fim”.

“Apesar de celebrarmos as notícias de hoje, peço a todos os americanos – continuem lavando as mãos, permaneçam socialmente distantes e continuem usando máscaras. Como já disse muitas vezes, as coisas ainda devem piorar novamente à medida que novas variantes se espalham e a melhoria atual pode ser revertida.”, alertou Biden em um comunicado.

Vacina da Janssen contra Covid-19 usa dose única

A vacina desenvolvida pela Johnson & Johnson funciona em dose única, facilitando a campanha de vacinação. Ela também pode ser armazenada em geladeira comum, não precisando de freezers potentes, como as concorrentes da Pfizer e da Moderna. Dessa forma, o imunizante pode cumprir um papel importante no controla da pandemia de Covid-19.

“Uma vacina em dose única é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a melhor opção em cenários de pandemia”, disse Paul Stoffels, diretor científico da Johnson & Johnson A vacina pode “proteger potencialmente centenas de milhões de pessoas dos resultados graves e fatais da Covid-19”, completou.

A expectativa é que a Janssen fabrique 1 bilhão de doses da vacina até o final do ano. Além dos EUA, a União Europeia, o Reino Unido, o Canadá e a iniciativa Covax já encomendaram doses da vacina da Janssen contra Covid-19.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.