Covid-19: Empresa francesa testa vacina universal que funciona com dose única na vida

A start-up francesa Osivax está trabalhando no desenvolvimento de uma vacina universal contra Covid-19 que funcione com uma única dose na vida do paciente e seja capaz de agir contra eventuais novas variantes e mutações do coronavírus.

A mesma empresa também está desenvolvendo um imunizante similar, mas para a gripe comum. A ideia de fazer a vacina universal contra Covid-19 partiu justamente do projeto do imunizante universal contra gripe.

“Quando a pandemia de Covid-19 começou, em 2020, imaginamos que os estudos usados na vacina contra a gripe poderiam ser potencialmente aplicados na Covid-19, já que os dois vírus são relativamente próximos”, explicou à Rádio França Internacional (RFI) o engenheiro de biotecnologia Alexandre Le Vert, diretor e cofundador da start-up.

Diferente das vacinas atuais contra a Covid-19, que agem contra a proteína Spike (S) e geram anticorpos específicos, a vacina universal tenta desencadear uma resposta imunitária na parte interna do coronavírus, chamada nucleocapsídeo.

“Em vez de focar a Spike, que é o alvo das vacinas convencionais, que hoje funcionam bem, mas estão expostas ao risco das variantes, com uma evolução que pode ser desfavorável no futuro, apostamos na parte interna do vírus, chamada nucleocapsídeo”, explica o engenheiro em biotecnologia francês.

Vacina universal contra Covid-19 está em fase de testes

A vacina universal contra Covid-19 está em fase de testes pré-clínicos, quando a segurança do imunizante é testada em animais. A expectativa de Alexandre Le Vert é que os testes em humanos comecem em 2022.

A tecnologia utilizada na vacina universal contra Covid-19 é a de proteínas recombinantes encapsuladas em nanopartículas, que induzem resposta imunológica e são conhecidas por gerar poucos efeitos colaterais.

“Nossa ideia é trazer uma solução, que talvez não seja imediata, mas nos próximos anos, de uma vacina contra a gripe e a Covid-19 que previna contra todas as cepas. E que não tenhamos mais que nos preocupar com isso, que não tenhamos mais que nos vacinar todos os anos”, resume o engenheiro francês.

Até que a vacina universal seja lançada, Alexandre Le Vert espera que a população tenha que ser vacinada anualmente contra Covid-19, por conta das novas variações do coronavírus.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.