Covid-19 em SP: Ocupação de leitos de UTI atinge 100% em cinco cidades

Cinco cidades da Grande São Paulo registram 100% de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com Covid-19. São elas: Taboão da Serra, Arujá, Embu Das Artes, Mairiporã e Poá.

A situação mais grave é a de Taboão da Serra, onde 11 pessoas morreram na fila de espera por leitos de UTI desde sexta-feira (5). O município foi obrigado a adaptar leitos de enfermaria para garantir a ventilação mecânica de pacientes com Covid-19 grave, mas não tem condições de atender mais pessoas que necessitam de outros tratamentos, como a hemodiálise.

Outros municípios da Grande São Paulo estão com pelo menos 90% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados. É o caso de Francisco Morato, Mogi das Cruzes, Mauá, Santo André e Guarulhos.

Ainda há outras cidades da região metropolitana, como São Bernardo do Campo, Diadema, a capital paulista, Barueri e Caieiras, que registram taxa de ocupação de 80% de leitos de UTI, evidenciando a gravidade da situação da pandemia em São Paulo.

As informações são do portal G1, que contatou as 39 prefeituras da região. Carapicuíba, Embu-Guaçu e Juquitiba não responderam.

Transferência de pacientes com Covid-19 na Grande SP

Dos 16 pacientes que aguardam leitos de UTI em Taboão da Serra, quatro conseguiram vagas em hospitais de outras cidades da região. Dois foram encaminhados ao Hospital das Clínicas, em São Paulo, e dois ao Hospital de Guarulhos.

Nesta terça (9), a secretária de Saúde de Taboão da Serra, Thamires May, disse que a cidade tenta a transferência de pacientes com casos graves para outras cidades. No entanto, o Sistema Cross, que regula vagas do SUS (Sistema Único de Saúde) no estado, entrou em colapso.

“Desde o dia 3 nós não recebemos nenhuma vaga. (…) E todas as devolutivas do estado têm sido que o plano de contingência está ativado e que os leitos estão superlotados e não há como receber a nossa demanda. Não contávamos com esse colapso na [Sistema] Cross e isso que tem dificultado o nosso município “, relatou a secretária ao G1.

Taboão da Serra é a primeira cidade do estado de São Paulo a registrar mortes de pacientes na fila de leitos de UTI para Covid-19.

A Secretaria Estadual de Saúde negou que o sistema Cross esteja em colapso e disse que está ampliando o número de leitos de UTI em todo o estado de São Paulo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.