Alimentos oleaginosos e frutos do mar aumentam o “hormônio do amor”

photo-1466193341027-56e68017ee2d

A ocitocina é um neurotransmissor natural produzido pelo hipotálamo no cérebro. Esta substância é expelida pelo organismo em situações como o sexo, parto e a amamentação, por isso, vem sendo denominada pela comunidade médica como “hormônio do amor”.

Entre as funções da ocitocina está o estímulo da sensação de bem estar e prazer.

Relações amorosas e de sociabilidade também aumentam os níveis desse neurotransmissor, entretanto, existem até alimentos capazes de contribuir para a produção desta substância.

 

Leia também: Alimentos com propriedades antiansiedade 

Alimentos que aumentam o hormônio do amor no organismo

photo-1553630060-b4001c1b895c

Alimentos ricos em vitamina C, magnésio, vitamina D e taurina são excelentes estimulantes de ocitocina. Além disso, também ajudam na liberação de outros hormônios como a serotonina, que garante a sensação de felicidade e bom humor.

Oleaginosos e frutos do mar são grandes exemplos de alimentos responsáveis por aumentar o hormônio do amor no organismo, inclusive, garantem outros benefícios essenciais para manter a saúde física e mental.

Alimentos oleaginosos

photo-1477506350614-fcdc29a3b157

Dentre os benefícios dos alimentos oleaginosos está a produção da ocitocina, que garante prazer e bem estar, mas além dela, outras vantagens são associadas a esse tipo de alimento.

Os oleaginosos são fontes de vitaminas E, complexo B, zinco, potássio, manganês, ferro, cobre e selênio, gorduras insaturadas, proteínas, fibras e antioxidantes.

Além de todos esses nutrientes o sabor é considerado bem agradável para o consumo, que pode ser feito de forma integral, como também, em versões processadas como farinhas, leites e pastas.

Ingerir um punhado por dia destes oleaginosos destacados abaixo pode render mais bem estar e muita saúde:

Frutos do mar

photo-1562158079-e4b9ed06b62d

Outra fonte de ocitocina, que pode ser encontrada na alimentação vem do mar.

Os frutos do mar já são conhecidos por melhorar memória, a concentração, além de prevenir doenças cardiovasculares e a inflamação corporal, porém, o que pouca gente sabe é que consumir regularmente estes alimentos garante mais qualidade na saúde mental.

O prazer de comer os frutos do mar não está associado somente ao momento da degustação. Os benefícios de bem estar podem ser aproveitados por um bom tempo, já que a ocitocina age em longo prazo no organismo.

Entre os frutos do mar que podem estimular este neurotransmissor, especialistas indicam:

  • Ostras
  • Caranguejos
  • Moluscos
  • Crustáceos em geral

Esses alimentos também contêm nutrientes como cálcio, vitamina B12, zinco e vitamina C, entretanto, a forte concentração de um antígeno pode gerar reação alérgica em algumas pessoas.

Outros alimentos que favorecem o hormônio do prazer

photo-1582176604856-e824b4736522 (1)

Além dos oleaginosos e frutos do mar, a ocitocina pode ser liberada através do consumo de outros alimentos, como chocolate, banana, folhas verde-escuras, ovos, carne e leite.

Diante disto, fica claro como uma dieta variada pode promover benefícios para a saúde física e mental do indivíduo.

Integrando esses alimentos na nutrição é possível estimular o hormônio do amor no dia a dia, garantindo mais momentos de prazer e bem estar.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.