Covid-19: A cada 3 minutos, 2 pessoas são internadas em leitos de UTI em SP, diz secretário de Saúde

O secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn disse que desde a semana passada, a cada três minutos, duas pessoas são internadas com Covid-19 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensivo) no estado, exemplificando o nível de aceleração da pandemia.

São Paulo registra média de 100 internações em UTI de Covid-19 por dia desde o dia 22 de fevereiro. Nesse período de 11 dias, o estado passou de 6.410 pacientes internados em unidades de terapia intensiva para 7.892.

“Temos elevação do número de ocupações, mas guardem essa informação: a cada dois minutos, três pacientes no estado são internados na UTI ou enfermaria. Ocupações ocorrem em média com 130 admissões novas por dia, fazendo com que tenhamos a necessidade de medidas implementadas às 0h de hoje”, afirmou Jean.

No mesmo dia que o governador João Doria (PSDB) anunciou novas medidas restritivas e colocou todo o estado na fase vermelha da quarentena, São Paulo bateu recorde de mortes diárias por Covid-19: 468 óbitos em 24h. Jean comparou o cenário atual com uma guerra.

“Estamos em guerra. Diferente das guerras que costumamos ver nos filmes, que nossas gerações não viveram, que temos mortos nas ruas, temos isso nos hospitais. Essa realidade é vista por quem está na linha de frente, esperando para saber o que fazer na sua escolha de quem vai viver ou morrer, naqueles parentes do lado de fora, que choram aguardando notícias e muitos tem a triste notícia da perda de familiares”, disse o secretário de Saúde paulista.

SP em fase vermelha para diminuir demanda por UTI de Covid-19

A partir das 00h deste sábado (6), todo estado de São Paulo entrará na fase vermelha do Plano SP, para conter o avanço da Covid-19 no estado e diminuir a demanda por leitos de UTI. A medida ficará em vigor por 14 dias, devendo ser encerrada no dia 19 de março.

Na fase vermelha, apenas serviços considerados essenciais podem funcionar. Em São Paulo, tais serviços incluem setores de saúde, transporte, imprensa, padarias, mercados, escolas e igrejas, que foram incluídas na lista de serviços essenciais por meio de decretos estaduais.

Já estabelecimentos comerciais como bares, shoppings, lojas e restaurantes não podem funcionar durante o período de quarentena.

“Estamos em São Paulo e no Brasil à beira de um colapso. Exige medidas coletivas e urgentes (…) Por este motivo nós estamos atendendo à recomendação do Centro de Contingência e reclassificando todo o estado de SP para a fase vermelha a partir da 0h de sábado”, disse João Doria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.