Copom aponta que o processo de reformas na economia brasileira é essencial 

O Copom aponta que o processo de reformas na economia brasileira é essencial para a recuperação do cenário econômico nacional. Saiba mais!

De acordo com divulgação do Banco Central sobre a reunião do Copom, as expectativas para a inflação estão elevadas e a recuperação econômica brasileira apresenta lenta recuperação.

Copom aponta risco elevados para as expectativas de inflação

O Banco Central ressalta que, apesar do desempenho mais positivo das contas públicas, o Comitê avalia que recentes questionamentos em relação ao arcabouço fiscal elevaram o risco de desancoragem das expectativas de inflação; aumentando a assimetria altista no balanço de riscos. Isso implica maior probabilidade de trajetórias para inflação acima do projetado de acordo com o cenário básico, o que pode indicar uma elevação de preços fora da projeção do Comitê.

Discussão sobre a condução da política monetária

O BC informa que as contas públicas têm tido um desempenho melhor do que o esperado. Supondo a manutenção dos marcos fiscais vigentes, em particular o controle do crescimento dos gastos, as projeções do Copom preveem trajetória cadente da dívida pública como fração do produto.

Questionamentos relevantes em relação ao futuro do arcabouço fiscal atual

 No entanto, surgiram, entre as reuniões do Comitê, questionamentos relevantes em relação ao futuro do arcabouço fiscal atual, resultando em elevação dos prêmios de risco, informa o Banco Central.

Esses questionamentos também elevaram o risco de desancoragem das expectativas de inflação, aumentando a assimetria altista no balanço de riscos. Isso implica atribuir maior probabilidade para cenários alternativos que considerem taxas neutras de juros mais elevadas, informa o BC em seu site oficial.

O processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira é essencial 

O Banco Central ressalta que o Copom reiterou que o processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira é essencial para o crescimento sustentável da economia.

Possível elevação da taxa de juros estrutural da economia

 Esmorecimento no esforço de reformas estruturais e alterações de caráter permanente no processo de ajuste das contas públicas podem elevar a taxa de juros estrutural da economia, o que não é um cenário econômico favorável, informa o BC. Ademais, o Copom passou à discussão da implementação da política monetária, considerando não somente o cenário básico como também o balanço de riscos para a inflação.

A inflação impacta na sua rotina

É muito importante para o cidadão acompanhar as informações oficiais do Banco Central. Visto que a Reunião do Copom traz um parâmetro real e as projeções são analisadas de forma bem explicada e objetiva. A inflação impacta no planejamento financeiro e nos hábitos de consumo, por isso, esse acompanhamento é importante para o cidadão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.