Copa do Mundo: goleiros da Suíça utilizam óculos para ver em câmera lenta

Aparelho oferece um treinamento bastante avançado

O segundo jogo da fase de grupos da seleção brasileira no Qatar será nesta segunda-feira (28/11) às 13h da tarde contra a Suíça. Para vencer a partida, o Brasil deve ficar de olho nos goleiros do time europeu, Yann Sommer e Gregor Kobel. Os atletas têm treinado bastante, utilizando uma nova tecnologia que garante bons reflexos.

Os goleiros têm treinado utilizando óculos especiais que auxiliam a ver as imagens em câmera lenta. O aparelho tem como função auxiliar na atuação dos esportistas. Fora das quadras, eles poderão ser utilizados no futuro por crianças e idosos. Na Copa do Mundo, ajudarão no preparo dos atletas.

Os óculos foram desenvolvidos pela empresa japonesa Visionup. O aparelho foi pensado para a sua utilização no esporte, mas pode ser utilizado por pessoas que precisam recuperar ou manter habilidades de visão deterioradas pela velhice. Para as crianças, é possível ajudar no chamado olho preguiçoso, ambliopia.

Essa doença pode causar inúmeros problemas a pessoas com pouca idade. Ela faz com que as crianças não desenvolvam os olhos de forma igualitária. Os óculos podem ser grandes aliados, mas não devem ser utilizados por quem possui catarata ou astigmatismo, pois são um pouco desconfortáveis.

Goleiros Suíços

Os óculos utilizados nos treinamentos dos goleiros suíços possuem bateria e piscam as suas lentes. Elas são feitas de painéis de LCD, e escurecem ou ficam transparentes automaticamente. Desse modo, quem utiliza o aparelho tem a impressão de que os objetos vistos se movimentam em uma velocidade menor.

De fato, os óculos são capazes de estimular o cérebro e aprimorar a visão dos atletas, além de melhorar a coordenação entre as mãos e os olhos. Outro aspecto a ser considerado é a maior percepção de profundidade, nas pessoas que utilizam os óculos, seja para treinamento atlético ou por outro motivo.

Vale ressaltar que a seleção Suíça utiliza os óculos em seus treinamentos desde o ano de 2013, principalmente entre os seus goleiros. O aparelho custa cerca de R$2,3 mil. Eles podem ter ajudado o time na vitória sobre a seleção de Camarões no primeiro jogo da fase de grupos, no último dia 24 de novembro, por 1 a 0.

Os goleiros Suíços e seu time jogarão nesta segunda-feira (27/11), contra o Brasil, às 13 horas do horário de Brasília. A expectativa é grande para os dois lados, visto que ambas as seleções estão em uma boa fase, possuem um time forte e venceram o primeiro jogo.  

Tecnologia na Copa do Mundo

A Copa do Mundo do Catar tem se destacado das outras em virtude de alguns aspectos. Um deles é o relacionado à alta tecnologia, que tem evoluído bastante nos últimos tempos. Uma das novidades deste campeonato é a Ahl Rihla a bola oficial do campeonato, considerada a mais rápida já produzida.

Uma questão a ser observada é que a nova bola possui um melhor desempenho aerodinâmico, e o Adidas Suspension System, um sensor de movimento que conecta a bola aos Árbitros Assistentes de Vídeo (VAR). Nesta copa, ele também contará com uma tecnologia de inteligência artificial de impedimento semiautomatizado. Serão 12 câmeras cobrindo todo o campo.

As imagens geradas pelas câmeras deverão criar uma animação em três dimensões que irão avisar o árbitro no momento em que um dos atletas está impedido. Os telões dos estádios deverão transmitir estas animações para que os torcedores entendam melhor a situação do jogo entre as seleções no campeonato mundial.

Outras tecnologias

Outro ponto a se considerar é o de que esta será a primeira Copa do Mundo a utilizar a tecnologia 5G, ampliando e aprimorando a experiência de todos os torcedores. Os jogadores também poderão contar com o acesso às suas informações durante o jogo, através do aplicativo FIFA Player.

A ferramenta irá disponibilizar relatórios feitos por uma grande quantidade de analistas de desempenho, acerca dos lances da partida, posição de jogo, distâncias percorridas pelos jogadores, média e velocidade máxima atingida, entre outros. Essa tecnologia deverá ajudar não só os atletas, mas também a comissão técnica.

Desse modo, com o auxílio das novas tecnologias, este campeonato mundial deverá ser de alto nível, e bastante competitivo. Além disso, os estádios também contaram com uma construção singular, com uma série de inovações, de forma a garantir aos torcedores um espetáculo digno de uma Copa do Mundo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.