Como controlar as emoções no trabalho?

Para controlar as emoções no trabalho é preciso, antes de qualquer coisa, saber escutá-las. Caso contrário, estaremos “guardando” dentro de nós, correndo o risco de provocar um esgotamento emocional.

Entretanto, se você ainda não sabe como controlar as emoções e nem sabe como escutá-las no ambiente de trabalho, considere acompanhar as nossas dicas abaixo.

Como controlar as emoções no trabalho?

Existem algumas ações que podem ser postas em prática quando pensamos em controlar as emoções no trabalho. Porém, antes de querer “colocar a mão na massa”, é importante compreender o que esse “controlar” quer dizer.

Infelizmente, muitas pessoas pensam que ter o controle das emoções é o mesmo que não sentir nada, mas não é bem assim. Nós sempre seremos inundados por nossas emoções, mas precisamos aprender a lidar com isso para não agir de forma impulsiva.

Mudar essa perspectiva é fundamental para não sair por aí agindo de um modo que faça com que o arrependimento apareça mais tarde.

Partindo dessa premissa, portanto, vamos seguir com as considerações:

1. Não fique “escondendo” as emoções de si mesmo

Já pincelamos esse ponto no começo deste conteúdo, mas é importante que isso fique bem claro para você: engolir ou esconder as emoções não ajuda em nada. Pelo contrário! Pode fazer com que o que você sente permaneça crescendo dentro de si, até um ponto em que apareça de um modo explosivo e descontrolado.

Por isso, quando sentir que algo saiu dos eixos, respire fundo e sinta as suas emoções. Chore se precisar, dê um pequeno tempo para lidar com uma frustração/raiva e assim por diante. Mas nada de esconder!

2. Atente-se aos potenciais gatilhos emocionais

Fique atento aos potenciais gatilhos emocionais presentes no ambiente de trabalho. Você se sente muito irritado quando um prazo é furado? Você se frustra quando tem uma carga de trabalho acima do esperado? Pense sobre isso.

Entender os principais gatilhos emocionais pode lhe ajudar a prever determinadas reações suas, e assim é mais fácil controlar as emoções no trabalho.

3. Tenha bons hábitos de vida

Os hábitos fora do cotidiano laboral também podem ajudar a controlar as emoções no trabalho. Sabe por quê? Porque os exercícios físicos, por exemplo, promovem prazer e bem-estar, o que diminui as crises de estresse e ansiedade.

Portanto, comece a incluir bons hábitos na sua rotina e perceba a mudança que isso proporciona.

4. Cuide da sua saúde mental fora do ambiente de trabalho

Assim como é preciso cuidar do corpo, a mente também merece atenção. Faça psicoterapia, pratique o autoconhecimento, tenha um hobby que garanta uma distração mental, e assim por diante. Pois tudo isso pode fazer toda a diferença na hora de controlar as emoções no trabalho.

5. Converse ou escreva sobre o que sente

Escreva ou converse sobre o que você está sentindo. Esse tipo de exercício é muito válido, uma vez que, quando colocamos os sentimentos em palavras, temos uma visão melhor sobre eles. E assim, torna-se viável conseguir controlá-los com mais facilidade. Faça o teste!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.