Conta de luz: Aneel informa que tarifa não ficará mais cara em fevereiro

Condições climáticas favoráveis permitem a continuidade da bandeira verde

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), informou que a bandeira tarifária verde será mantida. Com isso, as contas de luz seguirão sem cobrança extra no mês de fevereiro.

Segundo a Agência, a bandeira verde, acionada desde abril do ano passado, foi mantida em razão das condições favoráveis de geração de energia elétrica no país.

“Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, que possuem um custo mais baixo. Dessa forma, não é necessário acionar empreendimentos cuja energia é mais cara, como é o caso das usinas termelétricas”, diz a Aneel.

Situação atual dos principais reservatórios brasileiros

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível dos principais reservatórios brasileiros, situados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, estava em 67,90% até a última quinta-feira (26).

Sistema de Bandeiras Tarifárias

Criado e regulamentado pela Aneel em janeiro de 2015, o Sistema de Bandeiras Tarifárias é um mecanismo que indica se haverá acréscimo no pagamento de energia elétrica.

Inicialmente, o sistema era composto por três tipos de bandeiras, representadas em cores: verde, amarela e vermelha.

Em setembro de 2021, período em que o Brasil atravessava uma grave crise hídrica, uma nova bandeira foi criada: Bandeira de Escassez Hídrica, com o objetivo de compensar o aumento do custo de geração.

O valor do acréscimo, bem como a bandeira aplicada são definidos pela própria agência e informados na fatura de consumo.

Segundo o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa: “As bandeiras dão transparência ao custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente”.

Funcionamento das bandeiras nas contas de luz

Bandeira verde: aplicada quando existem condições favoráveis na produção de energia, (em vigor atualmente);
Bandeira amarela: condições não muito favoráveis à produção;
Bandeira vermelha – patamar 1: condições preocupantes de geração elétrica;
Bandeira vermelha – patamar 2: cenário mais cauteloso e preocupante na geração de energia;
E por fim, Bandeira de Escassez Hídrica, estabelecida no segundo semestre de 2021 que aplica o valor de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos.
Na época da criação da bandeira mais cara, os reservatórios das principais usinas hidrelétricas do país operavam com apenas 22,7% de sua capacidade de armazenamento. Foi a maior crise hídrica brasileira dos últimos 91 anos.

Como economizar energia elétrica e consequentemente diminuir o valor da tarifa?

Atitudes simples, pensadas e conscientes ajudam e muito nesta hora. A seguir algumas dicas:
Pagar as contas em dia;
Tirar aparelhos da tomada;
Utilizar a geladeira de forma adequada, evitando abrir constantemente;
Prefira as lâmpadas de LED, que são mais eficientes;
Use o chuveiro elétrico na posição verão (economia de 30% de energia).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.