Saiba como sair de suas dívidas em 2023

É preciso ficar atento a quitação de valores atrasados

Para começar bem o ano, é importante dar uma olhada em seu orçamento familiar, suas dívidas e tomar certas atitudes para saná-las o mais rápido possível. É preciso tomar as decisões e ações corretas para ficar no azul logo no início de 2023, de forma a poder se planejar melhor financeiramente.

A princípio, o ano de 2022 apresentou uma série de obstáculos e dificuldades para o povo brasieliro. De fato, a crise econômica causada pela pandemia da covid-19 ainda refletiu no cenário econômico nacional durante este período. Houve um grande número de pessoas demitidas e endividadas. 

Com o ano novo há a esperança de melhora, com um cenário propício ao pagamento e quitação de dívidas atrasadas e até mesmo a possibilidade de realização de investimentos durante 2023. Aliás, é indicado que se programe, faça um planejamento financeiro para o período que está por vir.

Para ter um orçamento familiar saudável, é preciso primeiramente se livrar de quaisquer dívidas, economizar, aplicar o dinheiro em algum investimento e construir uma reserva de emergência. Felizmente, com algumas dicas, é possível quitar os valores em atraso e passar a ter um dinheiro a mais durante o ano que está por vir.

Pagar as dívidas em 2023

No início do ano é comum se ver com dívidas relacionadas ao não pagamento do IPVA, IPTU, material escolar das crianças, e os gastos com as férias de verão. Durante janeiro é preciso se planejar de forma a poder passar o restante do ano em boas condições financeiras, sem nenhum aperto no bolso.

Neste período é normal se perguntar o que fazer para quitar estas dívidas, encontrar uma maneira de acabar com a bola de neve causada pelo não pagamento de valores relacionados. Não é difícil sair do vermelho, é possível até mesmo criar uma reserva para investir, portanto, para começar, deve-se traçar um plano.

Uma boa estratégia é colocar no papel todos os recursos financeiros que entram e saem de seu orçamento familiar. Deve-se incluir os gastos fixos, esporádicos e o rendimento de todas as pessoas que vivem em sua residência. É uma maneira de saber o quanto se recebe e o quanto se gasta mensalmente.

Todavia, dessa forma, é possível observar o quanto pode ser economizado mensalmente, e onde é preciso economizar. Neste caso, as dívidas devem ser pagas rapidamente, assim que tiver o dinheiro necessário para quitá-las. É preciso buscar formas de parcelamentos e descontos.

Estratégias para quitar as dívidas

Analogamente, as empresas estão interessadas em receber o pagamento e os valores atrasados. Sendo assim, elas podem oferecer melhores condições para a quitação de seus débitos. Existem alguns feirões de pagamentos de dívidas, como os realizados pela Serasa. É preciso ficar atento a essas oportunidades.

Vale ressaltar que nesses feirões é possível obter descontos de até 90% do valor das dívidas, o que pode facilitar bastante a sua quitação. As empresas também costumam oferecer condições facilitadas para os pagamentos em atraso. É preciso se informar e ver as datas de tais feirões.

Para que a família toda entre na economia e no planejamento de seu orçamento, é imprescindível que se faça uma reunião com todos. Dessa maneira, cada um saberá seu papel na hora de cortar gastos, que podem ajudar a ter mais dinheiro para o pagamento de dívidas em um determinado período estipulado.

Ademais, é preciso que se cortem gastos desnecessários, mudando certos hábitos para que se possa ter um pouco mais de dinheiro no final do mês. Pode ser aquele cafezinho no meio da tarde, evitar promoções de produtos desnecessários, cortando tudo o que é supérfluo em seu orçamento.

Conclusão

Na hora de pagar as suas dívidas, deve-se cortar primeiro aquelas com juros mais altos, que tornam mais difícil o seu pagamento. Uma boa dica é fazer um planejamento estratégico do que deve ser evitado primeiramente. Abrir uma negociação com a empresa cobradora também é uma boa estratégia.

Em conclusão, é importante ter metas pré-estabelecidas durante todo o ano para que se possa organizar melhor as finanças e ter dinheiro até para realizar investimentos. O pagamento de dívidas traz um grande alívio no bolso e permite a conquista de diversos objetivos.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.