Encceja PPL 2020: período de inscrição começa nesta segunda-feira (7)

O período de inscrição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2020 tem início nesta segunda-feira, dia 7 de junho. De acordo com o edital do exame, os internos terão até as 23h59 do dia 18 de junho para solicitar a inscrição na prova.

As inscrições devem ser feitas pelos responsáveis pedagógicos por meio de site do Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC). Podem solicitar a inscrição os internos cuja unidade prisional ou socioeducativa aderiu ao Encceja PPL 2020. Conforme o edital, o prazo para a adesão ao exame chegou ao fim na última sexta-feira, dia 4 de junho.

Podem se inscrever no exame todos os que não concluíram os estudos na idade apropriada. De acordo com o MEC, para obter o certificado do ensino fundamental é preciso ter 15 anos completos na data da avaliação. Para a certificação do ensino médio, a idade exigida é de 18 anos.

Os responsáveis pedagógicos podem ainda solicitar o atendimento especializado e o tratamento pelo nome social no mesmo período das inscrições, entre 7 e 18 de junho. O Inep deve divulgar o resultado das solicitações no dia 25 do mesmo mês. Já o resultado final, após a análise dos recursos, está previsto para o dia 15 de julho.

Provas do Encceja PPL

A aplicação das provas está prevista para os dias 13 e 14 de outubro. As provas para obter certificado do ensino fundamental serão dia 13, enquanto as provas para certificação do ensino médio serão no dia 14.

Segundo o Inep, o Encceja PPL tem o mesmo nível de dificuldade do exame regular. Segundo o órgão, a diferença está na aplicação pois as provas são feitas dentro das unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Enem Digital 2021 contará com a oferta de mais de 100 mil vagas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.