ESTA maneira de consultar o número do NIS está dando o que falar entre os brasileiros

O NIS (Número de Identificação Social), formado por uma sequência de 11 dígitos, tem relação com praticamente todos os benefícios do Governo Federal, além de direitos trabalhistas e previdenciários. A saber, o número é de extrema importância para recebimento do Auxílio Brasil, seguro-desemprego, abono salarial, aposentadoria, FGTS, entre outros.

O número do NIS é informado por meio da Caixa Econômica Federal.

Diferença entre NIS e PIS

A princípio, é importante destacar que o número do NIS e do Programa de Integração Social (PIS) não é diferente. O que muda entre eles é que o numero é criado quando o cidadão começa a receber benefícios sociais. Por outro lado, o PIS é fornecido no momento em que a carteira de trabalho é assinada pela primeira vez.

Como consultar o NIS?

Para quem ainda tem dúvidas a respeito do número do seu NIS, fique tranquilo. Atualmente, existem diversos meios de consultar o Número de Identificação Social, podendo ser de forma física ou até mesmo pela internet, por diferentes canais que o governo oferece. Veja alguns deles:

CadÚnico

O cidadão poderá realizar a consulta do número do NIS pelo Cadúnico. Para isso, será necessário preencher suas informações via portal eletrônico Meu CadÚnico ou através do aplicativo (disponível para Android e iOS).

Carteira de trabalho

A princípio, na carteira de trabalho em papel, o número, possivelmente, está anotado como PIS nas últimas páginas, em um cartão informativo da Caixa Econômica Federal.

Por outro lado, na versão digital, o número consta em um dos contratos registrados. Para ter acesso a versão digital é preciso baixar o aplicativo CTPS (disponível para Android e iOS).

Extrato do FGTS e o NIS

O extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também é um outro caminho para que o cidadão realize a consulta do número do NIS. O aplicativo está disponível na plataforma Android e iOS.

Ademais, a consulta também poderá ser realizada em uma das agências, site da Caixa e telefone 0800-7260207.

Meu INSS

No site Meu INSS e no aplicativo (disponível para Android e iOS), o cidadão também poderá realizar a consulta de seu número do NIS. No entanto, é importante destacar que será necessário utilizar os dados de acesso para o portal gov.br.

Na consulta, o número do NIS é visto com o nome ‘NIT’. Pelo telefone oficial da Previdência Social (135) também é possível fazer a consulta do Número de Identificação Social.

Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão também é possível conferir o número, visto que os dígitos constam logo abaixo do nome do beneficiário e acima da data de emissão do cartão.

Auxílio Brasil já tem data para começar em setembro

Primeiramente, é importante destacar que com a definição pela não antecipação do calendário, o Governo Federal indica que os repasses de setembro começarão mesmo a partir do próximo dia 19.

Auxílio Brasil de setembro está fixado em parcelas mínimas no valor de R$600. Isso ocorre porque a PEC do aumento do Auxílio Brasil 600 prevê o pagamento com acréscimo somente a partir deste mês de agosto.

Por fim, conforme informado, o valor Auxílio Brasil de setembro está fixado em parcelas mínimas de 600 reais.

A seguir, confira todas as datas de pagamentos a seguir (referente a este mês):

Calendário Setembro Auxílio Brasil:

19 de setembro: Usuários com NIS final 1
20 de setembro: Usuários com NIS final 2
21 de setembro: Usuários com NIS final 3
22 de setembro: Usuários com NIS final 4
23 de setembro: Usuários com NIS final 5
26 de setembro: Usuários com NIS final 6
27 de setembro: Usuários com NIS final 7
28 de setembro: Usuários com NIS final 8
29 de setembro: Usuários com NIS final 9
30 de setembro: Usuários com NIS final 0

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.