Consignado: usuários lançam campanha nas redes por liberação do crédito

Cidadãos começaram a usar as redes sociais para pressionar Governo Federal pela liberação do consignado do Auxílio Brasil

Depois de mais de dois meses do anúncio da liberação do empréstimo consignado para os usuários do Auxílio Brasil, nenhum cidadão que faz parte do programa conseguiu solicitar o crédito ainda. É neste cenário que beneficiários do projeto social decidiram se unir em uma campanha nas redes sociais para pressionar o Governo pela liberação.

Os cidadãos começaram a usar a hashtag #LiberaOConsignado para cobrar o Ministério da Cidadania. O movimento não tem uma liderança e teve início de forma espontânea nas redes sociais. Os indivíduos esperam o momento em que os perfis oficiais da pasta fazem uma publicação e enchem os comentários com os pedidos.

“Quando vai liberar o consignado do Auxílio Brasil para o povão? “, questionou um usuário. “Não adianta limitar os comentários na sua página, não. Isso aqui é um protesto. E se continuar enrolando o povo, iremos para a TV e para as ruas”, ameaçou outro cidadão em uma das últimas postagens do Ministério da Cidadania no Instagram.

Algumas pessoas que participaram da movimentação nas redes sociais, afirmam que não acreditam mais na liberação. “Gente, eu não acredito mais nesse empréstimo. Eles não vão mais liberar. Eles não estão nem aí. Podemos morrer de tanto comentar, mas não vai adiantar”, disse Dulcineia do Nascimento, em uma das postagens da pasta.

No entanto, o fato é que a pressão deu algum resultado neste primeiro momento. Sem falar sobre o assunto há algumas semanas, o Ministério resolveu se manifestar diante da pressão nas redes sociais. Segundo a pasta, o consignado já está confirmado, mas ainda está em construção. Eles não deram uma data para a liberação.

Espera dura meses

Como dito, o Governo Federal anunciou a liberação do consignado para os usuários que fazem parte do Auxílio Brasil há pouco mais de dois meses. Naquela ocasião, o plano era liberar o processo para os beneficiários dentro de mais alguns dias.

Faltava apenas a regulamentação do texto por parte do Ministério da Cidadania. Esperava-se que a pasta pudesse concretizar o procedimento no último mês de maio, mas até aqui, nada avançou neste sentido. O consignado ainda não está liberado.

Quem pode solicitar o consignado do Auxílio Brasil

De todo modo, o Governo Federal segue garantindo que todos os usuários que fazem parte do Auxílio Brasil poderão solicitar o dinheiro do benefício. O Planalto também afirma que o projeto está oficializado. Afinal de contas, ele já foi publicado no Diario Oficial da União (DOU).

Nesse sentido, o que falta saber é quando o dinheiro poderá ser liberado. Como dito, o próprio Governo Federal ainda não tem uma resposta para a pergunta. Os cidadãos ainda precisam aguardar para saber quando poderão realizar a solicitação.

Programa volta na próxima semana

Falando em Auxílio Brasil, o programa volta a fazer pagamentos na próxima sexta-feira (17). Daqui a exatamente uma semana, os usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 1 poderão receber a quantia da oitava rodada.

Os dados mais recentes do Ministério da Cidadania dão conta de que mais de 18 milhões de brasileiros fazem parte da folha de pagamentos do Auxílio Brasil. Os números são referentes ao mês de maio. Para junho, a estimativa será divulgada ainda na próxima semana

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.