Consignado do Auxílio: Banco do Brasil diz que ainda não decidiu sobre crédito

De acordo com presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, ainda não há uma decisão sobre o consignado do Auxílio Brasil

O Banco do Brasil ainda não bateu o martelo sobre uma possível liberação do crédito consignado na instituição. Em declaração dada nesta quinta-feira (11), o presidente do banco, Fausto Ribeiro, disse que está analisando as possibilidades antes de tomar qualquer decisão. A regulamentação por parte do Ministério da Cidadania ainda não foi feita.

“Estamos, em conjunto com a Caixa, fazendo uma análise sobre a questão da forma, de como isso vai ser implementado, da forma de consignação, os prazos, as condições financeiras, e em breve vamos ter um posicionamento em relação a esse tema”, disse Ribeiro durante uma conversa sobre o tema com diversos jornalistas.

“Estamos, como um banco de mercado, buscando alternativas. E se a gente achar que deve entrar, porque a linha oferece condições satisfatórias, para que a gente tenha segurança na questão de risco e boa condição financeira, seguramente nós ingressaremos”, seguiu o presidente da Caixa, sem sinalizar qualquer decisão final.

“A prestação tem que caber no bolso para fazer sentido, mas também, por outro lado, tem que trazer um retorno adequado aos acionistas, e essa posição que vai ser levada em consideração”, disse ele. Nesse sentido, cabe lembrar que existem muitos questionamentos sobre a liberação do consignado para um público notadamente mais vulnerável.

“(O presidente) pediu para todos os bancos olharem para esse público, que é um pouco mais vulnerável, dependente desses recursos. Ele não entrou em méritos específicos sobre qual seria a taxa, só pediu aos bancos que levassem em consideração a vulnerabilidade desse público e oferecessem taxas realmente condizentes com o que cabe no bolso desse pessoal”, completou ele.

A visita do presidente

Nesta última declaração, Fausto se referiu especificamente ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O chefe de estado participou de uma reunião com representantes da Federação Nacional dos Bancos (Febraban) ainda na última segunda-feira (8).

Aparentemente, a reunião do presidente surtiu efeitos diversos entre os banqueiros que estavam presentes. Alguns bancos como a Caixa Econômica Federal e o Pan já disseram que pretendem liberar o consignado do Auxílio Brasil.

Por outro lado, outros bancos como Bradesco e Itaú/Unibanco optaram pelo caminho contrário. Ambas as instituições já anunciaram que não pretendem liberar o crédito, considerando que o público alvo é humilde.

Consignado do Auxílio

No meio de toda a história, ainda não é possível cravar uma data para a liberação do consignado do Auxílio Brasil. Parte dos usuários do programa social vem fazendo campanhas nas redes sociais para pedir pela liberação do saldo.

Nesta sexta-feira (12), o Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, disse que a tendência natural é que o consignado seja liberado antes do próximo mês de setembro. Entretanto, ele evitou cravar uma data para o início das solicitações.

Ainda nesta sexta-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro publicou um decreto com uma regulamentação inicial do crédito. Contudo, este novo documento ainda não aponta para as normas gerais do consignado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.