Confira 4 dicas de como estudar para um concurso do zero

Conheça os segredos da aprovação

Iniciar os estudos para um concurso público pode ser difícil. Além de ser intimidador o processo de escolha, muitas pessoas ficam perdidas sobre o que fazer em um primeiro momento de preparação.

Se esse for o seu questionamento, separamos algumas dicas de como te ajudar neste primeiro momento. Siga as instruções e não perca tempo para construir o seu futuro!

Dicas de estudos para um concurso

Antes de iniciar o processo de estudos com apostilas, vídeos e buscas dos materiais necessário para aprovação, é importante que você atente às dicas abaixo.

  • Busque sua motivação

A motivação é o fator propulsor para quem busca aprovação no concurso dos sonhos. Vale lembrar que é ela quem vai te acompanhar durante a fase dos estudos. Inicialmente, coloque em um papel quais os prós de fazer um concurso e o motivo que escolheu determinado certame.

Vale lembrar que dias ruins virão, isto é, nem sempre você vai estar preparado para estudar ou com vontade de se desdobrar em horas de estudo.

Sendo assim, para te impulsionar, aposte em um mural de sonhos e destaque o que você vai conseguir conquistar após aprovação.

Com certeza, com essa dica, você vai conseguir voar muito mais alto e se sentir preparado para superar os obstáculos. Organizar as datas importantes do certame também pode auxiliar na motivação. Clique aqui e organize os principais prazos dos certames que você deseja.

  • Plano de Estudos

Após identificar todos os pontos que são fonte de inspiração e motivação para os seus estudos, realize um plano de estudos eficaz. Vale lembrar que seguir um plano pronto ou compartilhar o projeto com alguém talvez não seja uma escolha efetiva.

Isso pode ser explicado pelo fato de que o plano deve ser inspirado em sua rotina diária. Sendo assim, tempo disponível, horário em que inicia as suas questões, horário de lazer, disciplinas que tem maior dificuldade são questões muito relativas.

Analisar o edital também é um fator predominante neste momento, já que você pode pontuar a quantidade de temas que serão cobrados e adaptar em sua rotina de forma que o estudo não seja um peso e sim um degrau para concretização dos seus sonhos.

  • Resolução de Questões

Pois bem, não adianta ter motivação e realizar um bom plano de estudos de forma que seja adaptado para você, se o seu estudo não for efetivo. É importante destacar que não adianta estudar apenas a teoria. O estudo das questões do concurso e a resolução das mesmas é um fator predominante e que contribui de forma direta para aprovação.

Isso porque, você está treinando o seu cérebro para realização das questões, além disso, criando um processo de otimização de tempo, outro fator que vai ajudar bastante no momento da prova.

  • Conheça a banca

A falta de conhecimento da banca pode ser um dos erros mais gritantes entre os concurseiros. Não adianta você estudar questões e ter todo um planejamento de estudos se não compreende a forma como a banca organizadora do certame cobra as questões.

Uma dica importante é realizar questões anteriores e analisar concursos de 5 a 10 anos atrás como forma de identificar se houveram mudanças na forma de cobrança das questões a fim de programar de forma mais efetiva o seu cronograma de estudos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.