Conflito com o chefe: Como lidar com isso?

Quando o conflito com o chefe aparece, a tendência é que o trabalho se torne um pouco mais difícil de ser executado. Afinal, trabalhar em conflito com alguém pode ser uma tarefa quase impossível para algumas pessoas.

Sendo assim, neste texto nós apresentamos algumas dicas que podem lhe ajudar a lidar com esse tipo de impasse. Esperamos auxiliar você nessas situações. Acompanhe e entenda.

Como lidar com o conflito com o chefe?

O conflito com o chefe é natural. Em um momento ou outro é possível que ele apareça. Afinal, somos pessoas diferentes dos nossos chefes, e isso pode dar margem para que opiniões diferentes apareçam. O problema surge, portanto, quando essas divergências de ideias não são bem trabalhadas.

Assim, vale se atentar às suas atitudes, erros e formas de ouvir o chefe. Pois esses fatores podem lhe ajudar a restabelecer o equilíbrio da relação.

Além disso, outras ações podem ser positivas. São elas:

1- Entenda o motivo do conflito e saiba admitir os erros

Antes de ficar tentando se defender de tudo quanto é maneira, que tal pensar sobre os motivos pelos quais o conflito com o chefe se instaurou? Será que foi um erro seu? Será que foi um erro de terceiros? Pense sobre isso.

E se porventura você constatar que o erro foi seu, aprenda a admiti-lo e use esse momento para crescer e se desenvolver. E não para se “esquivar” da sua culpa.

2- Escute ativamente

Enquanto o seu chefe estiver falando sobre o conflito em si, escute-o ativamente. Não fique interrompendo a fala dele, mas sim, aguarde o seu momento de argumentar.

Se você não ouvir atentamente o que ele tem a dizer, pode tornar a situação ainda mais conflituosa. E isso só piora se você ainda por cima “atropelar” a fala do seu chefe.

3- Pondere sem tentar confrontar

Quando for o seu momento de falar, lembre-se de ser empático. Assim, você deve se basear em uma ponderação que não sirva para confrontar o chefe.

Procure manter o seu equilíbrio emocional e tente se basear, o máximo possível, na razão, e não na emoção. Dessa maneira você conseguirá ter uma conversa mais madura e, quem sabe, sanar o conflito com o chefe.

4- Aceite as divergências de ideias

Como mencionamos no começo deste artigo, as divergências de ideias vão aparecer, uma hora ou outra. Nesses casos, é interessante aceitar a situação. Volta e meia um dos dois terá de ceder à ideia alheia, e isso faz parte de qualquer relação – inclusive entre chefe e colaborador.

5- Converse francamente – caso o erro seja do chefe

Se porventura o erro for cometido pelo seu chefe, converse francamente com ele. Não fique apontando mil e uma falhas, mas fale sobre como você se sentiu diante do equívoco.

Às vezes, ninguém avisou o chefe de que determinada ação era negativa, e você pode ajudá-lo a entender isso, de maneira respeitosa. Com essa, e as demais dicas, você poderá lidar com o conflito com o chefe de maneira efetiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.