Banco Central: decisão de política monetária e a elevação da inflação

Conforme informa o Banco Central, o Copom prevê uma elevação da inflação para 2022. Confira o contexto da política momentária nacional!

De acordo com divulgação oficial do Banco Central, em sua última reunião oficial, o Copom analisou o cenário econômico nacional e aponta que os índices de inflação seguem elevados, podendo baixar em 2023. Confira mais pontos discutidos na reunião e saiba quais são os objetivos do Comitê. 

Banco Central e Copom: decisão de política monetária e a elevação da inflação

Conforme informa o BC, considerando o cenário básico, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros em 1,50 ponto percentual, para 7,75% a.a. 

No entanto, o BC ressalta que o Copom entende que essa decisão reflete seu cenário básico e um balanço de riscos de variância maior do que a usual para a inflação prospectiva, ao passo que é compatível com a convergência da inflação para as metas no horizonte relevante, que inclui os anos-calendário de 2022 e 2023.

Copom objetiva assegurar a estabilidade de preços

Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego, informa o BC em seu site oficial.

Além disso, o Copom considera que, diante da deterioração no balanço de riscos e do aumento de suas projeções, esse ritmo de ajuste é o mais adequado. Assim, pode garantir a convergência da inflação para as metas no horizonte relevante. Sendo assim, sobre o cenário básico e o balanço de riscos, o Copom indica algumas ações específicas. Sendo assim, o Copom indica ser apropriado que o ciclo de aperto monetário avance ainda mais no território contracionista, considerando o momento atual.

Comitê antevê outro ajuste da mesma magnitude

Conforme divulgação do Banco Central, para a próxima reunião, o Comitê antevê outro ajuste da mesma magnitude. O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados. Esses ajustes serão feitos para assegurar o cumprimento da meta de inflação e dependerão da evolução da atividade econômica; bem como, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária.

A inflação e o complexo ciclo econômico

É muito importante para o cidadão acompanhar as decisões do Copom, bem como, entender o funcionamento das análises do cenário econômico nacional. Visto que as decisões do Copom afetam a inflação. Por conseguinte, impactam diretamente nos hábitos de consumo da família brasileira. 

Por isso, é importante entender o ciclo econômico e a importância de elevar a inflação. Pois, futuramente, os preços podem ser estabilizados, o que parece contraditório; porém, é uma parte importante do complexo (e volátil) ciclo do funcionamento da economia. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.