Confirmado! Desempregados podem sacar até R$1 mil do FGTS extraordinário

Governo Federal já iniciou o processo de depósitos do FGTS Emergencial para o primeiro grupo de trabalhadores brasileiros

Cidadãos que estão desempregados neste momento também podem sacar o dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) extraordinário liberado pelo Governo Federal. Segundo informações do próprio Palácio do Planalto, não há nada que impeça um indivíduo sem emprego de receber as quantias.

O mesmo, aliás, vale também para as pessoas que se encontram neste momento na posição de empregadoras. Os chefes também podem receber o dinheiro do FGTS em determinadas situações. Mas assim como os desempregados, eles precisam seguir as regras básicas para que se enquadrem entre os beneficiários.

Um cidadão que está desempregado ou que ocupa agora a posição de empregador, pode receber o FGTS desde que ele tenha saldo disponível em sua conta ativa ou inativa. Isso acontece quando um indivíduo trabalhou com assinatura na carteira durante um período de tempo e depois parou de trabalhar. Neste caso, ele tem um saldo disponível.

Mas se o desempregado nunca trabalhou com carteira assinada na vida, então não poderá pegar o dinheiro do FGTS neste momento. O mesmo vale para o cidadão que está na posição de empregador agora e que nunca foi empregado em toda a sua carreira. Neste caso, ele também não terá nenhum saldo para receber.

De qualquer forma, empregados, desempregados e empregadores podem ter o direito de consultar os seus saldos para confirmar se não há nenhum dinheiro previsto naquela consulta. É possível realizar o procedimento sem precisar sair de casa. Basta abrir o app do próprio FGTS, inserir os dados básicos e confirmar a informação.

Quando posso sacar os valores?

Caso o cidadão desempregado faça a consulta e perceba que existe algum saldo disponível, então ele poderá usar o dinheiro. Mas calma. O uso não é liberado para todos os cidadãos ao mesmo tempo. É preciso esperar pela sua data.

O Governo Federal decidiu dividir os dias de pagamento de acordo com o mês de aniversário de cada cidadão. Então a sua data de nascimento definirá o dia em que poderá movimentar o dinheiro do depósito.

Nesta quarta-feira (20), por exemplo, foi a vez dos usuários que nasceram em janeiro. Eles receberam o depósito através da conta no Caixa Tem. Você pode conferir as datas detalhadas dos próximos repasses abaixo.

saque fgts
Reprodução: Caixa Econômica Federal

Solicitação do FGTS

Segundo informações da própria Caixa Econômica Federal, pouco mais de 42 milhões de brasileiros estão aptos ao recebimento do FGTS extraordinário neste momento. A maioria deles não precisará fazer qualquer tipo de solicitação.

Entretanto, existem alguns casos específicos em que o cidadão terá que realizar o procedimento de qualquer forma. Para isso, será preciso consultar o app do próprio FGTS através da sua conta. A solicitação pode ser feita no próprio dispositivo.

De acordo com o Governo Federal, independente do saldo que está disponível para cada cidadão, o fato é que cada indivíduo poderá retirar apenas até R$ 1 mil. Esse foi o limite estabelecido pelo próprio Palácio do Planalto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.