Confira algumas mudanças no FIES que poderão impactar os estudantes

Programa Mais Médicos pelo Brasil ajudará recém formados

O Ministério da Educação (MEC)  tem feito alguns estudos, com o objetivo de avaliar o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Espera-se que o Governo Federal possa encontrar maneiras de melhorar o programa e beneficiar os estudantes e a população do país.

Todavia, as alterações no FIES deverão afetar as finanças dos estudantes cadastrados no programa. O presidente Lula, após sua posse, no início do ano, já havia anunciado que haveria algumas mudanças. O Ministro da Educação, Camilo Santana (PT), recentemente, confirmou as informações.

Através do FIES, o estudante pode fazer um curso de graduação em sua área de atuação em uma instituição de ensino particular. A princípio, ele deverá pagar as mensalidades apenas quando se formar. Esta é uma questão importante a se observar, tendo em vista que haverá algumas alterações a respeito.

Analogamente, Lula lançou o novo Mais Médicos pelo Brasil em um evento que contou com a participação de Camilo Santana. Eles falaram sobre a possibilidade de que médicos formados através do FIES participem do programa para que eles possam, através de seu trabalho, quitar as suas dívidas.

Os estudantes e o Mais Médicos pelo Brasil

O Governo Federal deve também fazer uma análise detalhada sobre a possibilidade de dar um bônus de 80% aos formados pelo FIES paga através do Mais Médicos pelo Brasil. O ministro da Educação afirma que a proposta pode estimular a participação no programa de saúde pelo fato de que os estudantes acabam apresentando uma grande rotatividade após se formar.

Aliás, o valor que o governo deverá gastar com o programa de saúde este ano para contratar os médicos que irão se estabelecer nos municípios afastados dos grandes centros urbanos, será de R$712 milhões. Em relação ao FIES, as regras relacionadas à concessão dos bônus ainda não foram anunciadas.

Ademais, o Governo Federal procura atrair os profissionais formados que foram beneficiados pelo FIES. Através dos incentivos, eles poderão pagar suas dívidas contraídas ao estudarem em universidades e faculdades particulares. Os detalhes sobre a proposta estão na Medida Provisória (MP) e no decreto assinado por Lula.

Os médicos do FIES que forem participar do Mais Médicos pelo Brasil, e que fizerem residência em regiões onde há falta de profissionais, receberão incentivos do governo, através do Ministério da Saúde. Eles irão receber benefícios de acordo com o valor mensal de sua bolsa, para atuarem nas periferias de todo o país.

Retorno do programa de saúde

O antigo Mais Médicos teve um fim no governo de Jair Bolsonaro (PL) no ano de 2019. Analogamente, com o retorno do programa de saúde, ele passou a se chamar Mais Médicos pelo Brasil. Ele deverá contratar um número maior de médicos para atuarem nos municípios, principalmente na atenção primária.

Desse modo, espera-se que até o fim de março sejam contratados cerca de 5 mil profissionais de saúde. A ministra de Saúde, Nísia Teixeira diz que “o Mais Médicos voltou para responder ao desafio de garantir a presença de médicos a cidadãos de municípios mais distantes dos grandes centros e que sofrem com a falta de acesso”.

No evento de lançamento do Mais Médicos pelo Brasil, o presidente Lula falou sobre a necessidade e importância de oferecer uma saúde de qualidade à população brasileira. Ele criticou o fato de que uma grande parte dos cidadãos vulneráveis economicamente morre antes de receberem atendimento por especialistas.

Para o presidente, as pessoas que moram em regiões periféricas, das grandes cidades do país, em municípios pequenos, no interior, são as que têm a noção do problema causado pela falta de um médico. Segundo Lula, um cidadão pode começar com apenas uma dor de cabeça e falecer por não ter assistência.

Conclusão

Em síntese, a proposta do Governo Federal de utilizar a mão de obra de profissionais de saúde formados através do FIES pode ser uma boa solução. Há um maior preenchimento de vagas para médicos em municípios distantes e nas periferias. O Mais Médicos pelo Brasil teria um maior número de candidatos.

Para os estudantes que se formaram a pouco tempo, pode ser uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho e garantir os benefícios do programa. Em conclusão, o Mais Médicos pelo Brasil recebeu várias críticas no passado, com uma dificuldade de encontrar trabalhadores para exercerem suas profissões em regiões remotas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.