População brasileira: resumo de geografia

Um resumo completo com tudo que você precisa saber

População brasileira: um resumo de geografia para as suas provas

Existem algumas características da população brasileira que todos nós devemos saber. Isso porque, esses aspectos são constantemente abordados por questões de geografia dentro de vestibulares e também do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa maneira, para que você consiga se preparar, o artigo de hoje separou um resumo com algumas principais características sobre a população brasileira que você precisa dominar. Confira!

População brasileira: fases

A formação da população brasileira pode ser dividida em algumas fases diferentes. Confira quais são elas a seguir.

Primeira fase: povoamento (1500-1808)

Século XVII:

Você também pode gostar:
  • Ocupação da faixa litorânea
  • Sistema de plantation e consequente concentração de terras
  • Carência na produção de alimentos, já que eram produzidos em pequenas quantidades
  • Interiorização do país
  • Crescimento vegetativa lento
  • Portugueses que vinham colonizar o país

Segunda fase: novos fluxos (1808-1872)

No ano de 1808 ocorre abertura dos portos para as nações amigas e, com isso, temos um novo fluxo de imigrantes (aumento da população). Inaugura-se uma nova fase na formação da população brasileira. 

Outra característica importante dessa fase é a Lei Eusébio de Queirós, criada em 1850. Ela proibiu o tráfico de escravizados e, com isso, mais imigrantes europeus chegaram ao país.

Terceira fase: Séculos XIX e XX 

É o início da realização do censo no Brasil com a finalidade de coletar de dados sobre a população. Dentre as informações coletadas, podemos destacar detalhes sobre  sobre cor, renda, habitantes, escolaridade da população. O primeiro censo brasileiro foi feito em 1872.

No século XX, o Brasil passa por um crescimento populacional acelerado devido ao processo de industrialização, ao surgimento de mais empregos e também ao elevado número de imigrantes que chegou no país. Ainda, devemos destacar que na década de 70 o país se torna predominantemente urbano, melhorando a qualidade de vida da população.

Em 1908, temos a chegada do primeiro grupo de imigrante japoneses. Também nos séculos XIX e XX, o Brasil passa por um grande fluxo de imigração interna.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.