Concurso Censo 2021: IBGE lança simulador da remuneração de recenseador hoje

Nesta terça-feira (23), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança online um simulador da remuneração dos recenseadores que serão contratados por concurso público. A ferramenta vale para quem vai atuar no Censo deste ano. Quem atuar nele será remunerado pela produção, seguindo de acordo com o número de lares visitados e questionários respondidos.

São oferecidas mais de 180 mil vagas para esse cargo pelo IBGE, com o pré-requisito de ensino fundamental completo. As inscrições ficam abertas até dia 19 de março, com taxa de R$ 25,77 de inscrição e pelo site da Cebraspe. O recenseador faz a coleta de dados para o IBGE ao entrevistar moradores de domicílios brasileiros.

Para calcular a remuneração, é levada em conta o número de unidades visitadas, taxa de remuneração dos setores censitários, número de pessoas recenseadas e de questionários respondidos. Por ser variável, não há piso e nem teto de remuneração. Quanto mais entrevistas feitas, mais o recenseador recebe. Ele também não possui horário fixo mas é esperado que se dedique ao menos 25 horas a cada semana, com feriados e fins de semana inclusos.

A média é de 300 domicílios por setor censitário. Entre os direitos do trabalhador, há o 13º salário e férias proporcionais aos dias trabalhados e produção. Os aprovados no processo seletivo passam por treinamento de 5 dias e carga horária de 8 horas por dia. Podem ser convocados mais candidatos se houver necessidade de reposição de trabalhadores. Nesse cenário, será obedecida a classificação nas provas objetivas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.