Conceitue a poupança como um hábito – veja dicas 

A elaboração de um planejamento financeiro deve ocorrer de forma direcionada e assertiva para que alimente a poupança como um hábito. Veja dicas!

A elaboração de um planejamento financeiro pessoal deve ocorrer de forma direcionada e assertiva para que alimente a poupança como um hábito. No entanto, esse objetivo pode ser bastante desafiador para quem não realiza nenhuma forma de gestão financeira pessoal.

Conceitue a poupança como um hábito – veja dicas 

Sendo assim, dentro de um planejamento financeiro é necessário que você analise quais são as possíveis mudanças dentro da sua rotina. No entanto, é importante destacar que não precisa realizar mudanças radicais, pois é necessário que você faça alterações de modo sustentável, já que a mudança com foco em hábitos positivos, fará com que a poupança seja algo natural dentro do seu plano de finanças. Sendo assim, você pode realizar trocas financeiramente viáveis.

Trocas econômicas em longo prazo

Por exemplo, é possível trocar uma conta bancária tradicional por uma conta digital. Visto que, na atualidade, as fintechs oferecem excelentes serviços bancários com isenção total de taxas. 

Seguindo essa mesma lógica de trocas na rotina, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por uma opção de cartão de crédito sem anuidade. Ou seja, faça uma análise dentro da sua rotina e tenha clareza quais são as trocas pertinentes que podem ser feitas para que você possa economizar valores, ainda que sejam economias de baixo valor, já que é uma maneira de elevar suas finanças em longo prazo.

Guarde os valores economizados 

O mais importante nesse início do seu planejamento é que você direcione todos os valores economizados para a sua poupança, ainda que você acha que não se deve guardar valores irrisórios.

Assim sendo, quando você foca no seu hábito, esse valor poupado, por menor que seja, passa a fazer sentido dentro do seu planejamento. Já que você estará criando um novo modelo mental que irá modificar a sua relação com o dinheiro, o que será de grande valia para a sua vida de forma ampla, direcionando suas metas pessoais.

Um novo modelo mental requer planejamento 

Pois, ao entender a poupança como um hábito, você estará criando um novo modelo mental no qual você se tornará uma pessoa econômica de maneira natural. Certamente essa mudança será de grande valia para o seu futuro em diversos setores da sua vida.

Posteriormente, você poderá ajustar os valores destinados para a poupança. No entanto, ao adquirir novos hábitos você modificará a sua relação com o dinheiro, modificando assim o seu fluxo financeiro; mesmo que esteja em uma situação financeira negativa neste momento.

No entanto, é importante que tenha paciência com o seu processo. Visto que o seu planejamento pode ser resolutivo, ainda que não ocorra de forma linear. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.