COMUNICADO URGENTE para beneficiários do Bolsa Família com NIS 7

Haverá antecipação do pagamento para essas pessoas

Os pagamentos referentes a novembro do novo programa de transferência de renda começaram a ser repassados desde a última sexta-feira (17). O calendário oficial do Bolsa Família divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que gerencia o programa, indica que os depósitos devem acontecer até o dia 30 deste mês.

No entanto, as mais de 20 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social que recebem o auxílio mensalmente já têm conhecimento de que é bastante comum ocorrerem algumas antecipações em cada uma das parcelas. O Governo Federal deve manter essa prática no mês de setembro para o Bolsa Família. Por isso, pelo menos dois adiantamentos foram agendados para esta nova etapa de repasses.

Quem receberá antecipado o Bolsa Família em novembro

A primeira parcela de adiantamentos de novembro será direcionada aos grupos familiares específicos do Bolsa Família. O programa concederá o dinheiro àqueles que residem em municípios do país que foram recentemente afetados por chuvas intensas, ventos fortes ou qualquer outra situação que tenha levado a prefeitura a oficialmente decretar estado de emergência ou calamidade pública.

Isso ocorre porque o decreto é formalmente reconhecido pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). Então, as famílias desses municípios têm a oportunidade de receber os pagamentos do novo programa de transferência de renda no primeiro dia da rodada de repasses. Dessa forma, o pagamento independe do calendário oficial e do número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada família.

Consequentemente, em novembro, essas famílias poderão sacar os seus benefícios a qualquer momento. Vale ressaltar que o Ministério do Desenvolvimento Social permite que essas famílias recebam seus pagamentos em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Portanto, não há a necessidade de apresentar um cartão de pagamento ou documento de identidade, que podem ter sido perdidos em enchentes, por exemplo.

COMUNICADO URGENTE para beneficiários do Bolsa Família com NIS 7
Haverá antecipação do pagamento para essas pessoas – Imagem: Shutterstock

Segundo e terceiro grupo

Já o segundo e terceiro adiantamentos são destinados às famílias beneficiárias do novo Bolsa Família que, de acordo com o calendário oficial divulgado pelo governo, têm seus pagamentos agendados para as segundas-feiras. Assim, nestes casos, os valores sãoliberados nos sábados imediatamente anteriores às datas oficiais, representando uma antecipação de dois dias. Conquanto, veja as famílias beneficiadas:

  • Aquelas com número final do NIS 2, foram originalmente programadas para receber na segunda-feira, dia 20 de setembro, mas tiveram os valores liberados para movimentação no sábado, dia 18 de novembro;
  • Aquelas com número final do NIS 7, originalmente programadas para receber na segunda-feira, dia 27 de setembro, terão os valores liberados para movimentação no sábado, dia 25 de novembro.

Cronograma oficial de pagamento do Bolsa Família para novembro

Os valores referentes a este mês serão disponibilizados através dos cartões do programa, do aplicativo Caixa Tem e das agências físicas da Caixa. Então, para os demais beneficiários do novo Bolsa Família que não se enquadram em nenhuma das situações de antecipação mencionadas anteriormente, os pagamentos de novembro ocorrerão conforme o calendário oficial a seguir:

  • Se o NIS tiver o final 1 – Depósito feito na conta no dia 17 de novembro;
  • Se o NIS tiver o final 2 – Depósito feito na conta no dia 20 de novembro;
  • Caso o NIS tenha o final 3 – Depósito feito na conta no dia 21 de novembro;
  • Caso o NIS tenha o final 4 – Depósito feito na conta no dia 22 de novembro;
  • Se o NIS tiver o final 5 – Depósito feito na conta no dia 23 de novembro;
  • Se o NIS tiver o final 6 – Depósito feito na conta no dia 25 de novembro;
  • Caso o NIS tenha o final 7 – Depósito feito na conta no dia 27 de novembro;
  • Caso o NIS tenha o final 8 – Depósito feito na conta no dia 28 de novembro;
  • Se o NIS tiver o final 9 – Depósito feito na conta no dia 29 de novembro;
  • Se o NIS tiver o final 0 – Depósito feito na conta no dia 30 de novembro.

Assim, os beneficiários poderão acessar seus recursos de acordo com essas datas e canais de pagamento estabelecidos. Com isso, garante-se o acesso aos benefícios do programa de transferência de renda no mês de novembro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.