Como comprar carro zero pagando juros mais baixos de financiamento

Para quem busca adquirir esse tipo de bem sem financiamento, a opção de investimento pode ser uma boa saída

Os preços dos veículos novos ou usados subiram nesses últimos meses. Com isso, ficaram acima da inflação medida no índice do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Com as taxas dos juros do país no nível mais elevado em cinco anos, não é um bom momento para quem busca comprar carro zero financiado.

Na média, subiu 18,24% nos 12 meses até o mês de março, ante cerca de 11,3% do IPCA. À primeira vista, um veículo usado hoje vale mais do que quando foi comprado. De acordo com o Banco Central, taxas de juros do financiamento de automóveis variam de 14,6% a 56% ao ano. Para aqueles que querem evitar juros de financiamento ao comprar carro zero, uma dica é usar a renda do investimento e economizar no pagamento à vista. Ademais, saiba detalhes na matéria desta segunda-feira (04) do Notícias Concursos.

Comprar carro zero, mas sem financiamento

As mesmas taxas de juros no Brasil encarecem a parte do financiamento, aumentando a rentabilidade de investimentos de renda fixa. Dessa forma, significa que Tesouro Selic, Fundos DI, CDB e LCI estão gerando retornos maiores do que há um ano.

Antônio Sanches, especialista em investimentos da Rico, disse: “Esse investimento ajuda os investidores a reduzir o tempo de espera, pois a receita da aplicação acelera o acúmulo de capital”.

Como comprar carro zero pagando juros mais baixos de financiamento
Como comprar carro zero pagando juros mais baixos de financiamento – Canva Pro

Passo a passo para quem quer comprar um carro novo com retorno do investimento

Conheça o que se deve fazer para não perder dinheiro em tempos de crise:

  • Planejamento – Como essa situação favorece investidores mais conservadores, é hora de apostar na renda fixa e fazer um planejamento financeiro;
  • Valor separado da aplicação – Uma boa regra geral é 60-20-20. Dessa forma, a cada 100 reais no orçamento, 60 reais para despesas básicas, 20 reais para prioridades financeiras e investimentos e 20 reais para lazer e compras;
  • Escolha onde investir – O ideal é escolher uma alternativa compatível com o IPCA, pois os veículos podem sofrer reajustes de preço nesse período. Se planeja comprar um carro em até dois anos, a dica é apostar no tesouro Selic. Para o longo prazo, o IPCA do Tesouro é mais recomendado;
  • Fique atento ao prazo – Se o investidor precisar resgatar a aplicação antes do prazo combinado, poderá perder dinheiro. “Desde que o investidor consiga conciliar o vencimento da aplicação com o prazo para adquirir o ativo, essas opções serão interessantes”, explicou Godoy.
  • Considere os custos do veículo – Assim, finalmente, você precisa considerar os novos custos do carro na garagem, como licenças, combustível, manutenção e seguro. Tudo isso deve ser incluído no orçamento ao comprar um carro zero (ou até mesmo um seminovo).
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.