Comportamentos de pessoas com inteligência emocional no trabalho

Existem alguns  comportamentos de pessoas com inteligência emocional que podem denunciar o quanto as emoções estão equilibradas e bem cuidadas.

Se você deseja saber quais são esses comportamentos e, além disso, tem o desejo de colocá-los em prática na sua rotina, acompanhe este texto até o fim e saiba mais!

5 comportamentos de pessoas com inteligência emocional

Elencamos 5 comportamentos de pessoas com inteligência emocional para que você possa saber mais sobre esse cuidado com a saúde mental e, quem sabe, incluir essas ações na sua rotina. Vamos lá?

1. Escutam as próprias emoções e aprendem a controlá-las

Um dos comportamentos de pessoas com inteligência emocional é a capacidade de escutar as próprias emoções.

Erroneamente, algumas pessoas acham que ignorar o que se sente é a melhor forma de lidar com as emoções. Mas não é bem assim.

Quando apenas deixamos de lado os nossos sentimentos e emoções, eles passam a controlar as nossas ações mais do que imaginamos. E ainda, podem crescer a cada dia, até se tornar um problema de psicossomatização, por exemplo.

Por isso, escute o que você sente e tente entender os gatilhos emocionais por trás disso. Assim você terá uma capacidade maior de controlar suas emoções.

2. São pessoas empáticas e que sabem ouvir

Uma pessoa que possui inteligência emocional costuma ouvir melhor os outros. Isso dá a ela muito conhecimento sobre a vida e sobre as relações interpessoais.

Além disso, um dos comportamentos de pessoas com inteligência emocional é justamente ser uma pessoa empática, que houve e que se coloca no lugar da outra pessoa.

E assim, constrói relacionamentos mais positivos, respeitosos e duradouros.

3. Sabem negar alguma demanda

Aprender a dizer “não” é fundamental para manter a saúde mental e a qualidade de vida. Afinal, se simplesmente aceitarmos qualquer coisa, estaremos permitindo que as outras pessoas comandem as nossas vidas.

Por isso, um dos comportamentos de pessoas com inteligência emocional é justamente saber o momento certo de negar algo. E ainda, essa pessoa nega sem se sentir culpada por conta disso.

4. Possuem capacidade de adaptação e resiliência

A capacidade de adaptação é um dos sinais de que uma pessoa tem as suas emoções mais bem gerenciadas.

Pois quem vive sempre no limite, ou seja, de maneira completamente regrada e sem nenhum tipo de capacidade de resiliência, pode colapsar emocionalmente sempre que uma mudança – por menor que seja – venha a acontecer.

Sendo assim, se você quer se tornar uma pessoa com inteligência emocional, busque sempre formas de se adaptar ao novo de maneira consistente, sem jogar fora a sua saúde mental por conta disso. Respire e analise o novo.

5. Deixam o perfeccionismo de lado

Por fim, um dos comportamentos de pessoas com inteligência emocional que mais chama a atenção é a capacidade de deixar o perfeccionismo de lado.

Quem ainda permite que as emoções falem mais alto acaba buscando o perfeccionismo que, na prática, é inalcançável.

Isso faz com que essa pessoa – com tendência perfeccionista – nunca saia do lugar, procrastine, sofra e se frustre. Portanto, fique de olho nesses comportamentos e comece a desenvolver essa inteligência em você.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.